O DESPERTAR DO PRAZER PELA LEITURA COM O CONTO O ROSTO, DE VALTER HUGO MÃE
Abstract
A leitura no Brasil, em especial a de textos literários, constitui, ainda hoje, no Brasil, um problema a ser superado. Apesar dos esforços, por meio de programas de leitura e de provimento de bibliotecas escolares, os avanços no número de leitores e de livros lidos são desoladores. Nesse sentido, discutir a formação e leitores é, sem dúvida, ainda imprescindível, tendo em vista que tal realidade resulta no baixo desempenho dos estudantes brasileiros nas avaliações no âmbito nacional e no internacional. Diante disso, este artigo discute a questão e a apresenta um roteiro de leitura do conto O rosto, de Valter Hugo Mãe, destinado ao Ensino Médio, com uma abordagem interacionista. Reveste-se, pois, de importância a questão metodológica que subjaz ao trabalho com leitura na escola, na medida em que toda atividade deve ser significativa para o aluno e concorrer para a entendimento e a apreciação do texto proposto.
References
BRITTO, Luiz Percival Leme. Ao revés do avesso. Leitura e formação. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.
CANDIDO, Antônio. O direito à literatura. In: ____. Vários escritos. 3ª ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 169-191.
FAILLA, Zoara. (Org.) Retratos: Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro. Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
KUNZ, Marinês A.; SOUZA, Márcia Regina S. de. Leitura e dialogismo: implicações para o ensino. Revista Língua & Literatura. Frederico Westphalen, v. 15, n. 25, p. 33-46, Dez. 2013. Disponibilidade em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667 Acesso em: 05 jan. 2022.
LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje, amanhã. São Paulo: Editora UNESP, 2018.
MÃE, Valter Hugo. Contos de cães e maus lobos. Ed.: Porto Editora.
PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SARAIVA, Juracy; MÜGGE, Ernani. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).