(DES)CAMINHOS DA(S) POLÍTICA(S) DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS PLANOS NACIONAL (2014-2024) E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS (2015-2025)

Résumé

O artigo tematiza a respeito das Metas que preconizam políticas de formação docente no Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e suas reverberações no Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE/2015) e no Sistema de Ensino. Em uma perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e análise documental. Tem por objetivo analisar no PNE/2014 e no PEE/2015 o tratamento dispensado à valorização da profissão docente, especificamente, no que diz respeito à formação, realçando os diferentes contextos; as consonâncias, discrepâncias e repercussões entre os Planos; e os resultados no desenvolvimento das Metas no Sistema Estadual de Ensino. Revela, numericamente, que o PEE/2015, ainda, não logrou resultados que demonstrem a garantia de políticas de formação docente no território tocantinense assegurando melhorias de sua formação inicial, e apresenta o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente como um espaço possível na contribuição para a consolidação de políticas efetivas e relevantes de formação de professores(as).

Bibliographies de l'auteur

Celestina Maria Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (UFT).  Professora da Rede Estadual de Educação do Tocantins. 

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado acadêmico e Doutorado em educação na Amazônia (Educanorte). Coordena o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal na UFT (GepeEM). 

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Publiée
2022-03-11