(DES)CAMINHOS DA(S) POLÍTICA(S) DE FORMAÇÃO DOCENTE NOS PLANOS NACIONAL (2014-2024) E ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO TOCANTINS (2015-2025)
Abstract
O artigo tematiza a respeito das Metas que preconizam políticas de formação docente no Plano Nacional de Educação (PNE/2014) e suas reverberações no Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE/2015) e no Sistema de Ensino. Em uma perspectiva crítica, assenta-se em revisão bibliográfica e análise documental. Tem por objetivo analisar no PNE/2014 e no PEE/2015 o tratamento dispensado à valorização da profissão docente, especificamente, no que diz respeito à formação, realçando os diferentes contextos; as consonâncias, discrepâncias e repercussões entre os Planos; e os resultados no desenvolvimento das Metas no Sistema Estadual de Ensino. Revela, numericamente, que o PEE/2015, ainda, não logrou resultados que demonstrem a garantia de políticas de formação docente no território tocantinense assegurando melhorias de sua formação inicial, e apresenta o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente como um espaço possível na contribuição para a consolidação de políticas efetivas e relevantes de formação de professores(as).
References
AGUIAR, Márcia Angela da S. et al. Política de Formação Continuada dos Profissionais da Educação: Ações Institucionais. Camaragibe, PE: CSS Gráfica e Editora, 2016. (Caderno Temático 06).
AGUIAR, Márcia Angela da S. O movimento dos educadores e sua valorização profissional: o que há de novo em anos recentes? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 249-262, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/1329 Acesso em: 10/02/2021.
AMARAL, Nelson Cardoso. Com a PEC 241/55 (EC95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014/2024)? Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 71, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vwyZL8rxmfNwTB7pf9s9L8z/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 20/05/2021.
BRASIL. Lei n. 9424, de 24 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, 24 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9424.htm Acesso em: 21/05/2021.
BRASIL. Lei n. 12796, de 04 de abril de 2013. Diário Oficial da União, 04 de abril de 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm Acesso em: 10/02/2021.
BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Diário Oficial da União. Brasília, 25 de junho de 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 10/03/2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 15/02/2021.
BRASIL. Lei n. 9131, de 24 de novembro de 1995. Diário Oficial da União, 24 de novembro de 1995. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9131.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%209.131%2C%20DE%2024%20DE%20NOVEMBRO%20DE%201995.&text=Altera%20dispositivos%20da%20Lei%20n%C2%BA,Art.&text=%C2%A7%203%C2%BA%20O%20ensino%20militar%20ser%C3%A1%20regulado%20por%20lei%20especial Acesso em: 18/03/2021
BRITO, Lúcia Helena de; LIMA, Lydyane Maria Pinheiro de; SILVA, Sirneto Vicente da. Formação de Professores e Prática Docente: uma reflexão à luz do pensamento crítico marxista. Revista Dialectus, v. 10, p. 150-168, 2017. Ano 4. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28070 Acesso em: 05/01/2021.
DOCUMENTO REFERÊNCIA DA CONAPE, Brasília, 2017. Disponível em: http://fnpe.com.br/docs/documentos/docs-conferencia/documento-referencia-conape-2018-final-2017-08-23.pdf Acesso em: 20/07/2021.
DOURADO, Luiz Fernandes et al. Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Camaragibe: CCS, v. 01, 2016. (Cadernos Temáticos).
DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. UFG, 2010.
HYPOLITO, Álvaro Luiz M. Trabalho docente e o novo Plano Nacional de Educação: valorização, formação e condições de trabalho. Cadernos Cedes, Campinas, v. 35, n. 97, p. 517-534, set-dez. 2015. Disponível em:. https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/501 Acesso em: 15/03/2021
IULIANELLI, Jorge Atílio. Formação de professores como objeto de estudo da política educacional: contribuições da democracia deliberativa para uma análise da Meta 15 do PNE 2014-2024. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 135-148, jan/jun. 2016. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/issue/view/14 Acesso em: 03/04/2021.
LOUREIRO, Walderês Nunes. Os Planos de Educação: Estadual e Municipal. In: OLIVEIRA, João Ferreira de (Org.); AGUIAR, Márcia Angela da S. (Org.). Planos de Educação e Ações Articuladas. Recife: CCS, cap. 1, p. 17-36, 2016. (Coletânea 3).
MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira. Formação Continuada de professores: uma análise epistemológica das concepções no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2015). Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 184-204, maio/ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/711 Acesso em: 20/05/2021
MORAIS, João Kaio Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia. S. Formação Docente e PNE (2014-2024): uma abordagem inicial. HOLOS, v. 08, p. 264-274, Ano 33, 2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/183 Acesso em: 13/05/2021.
NASCIMENTO, Patrícia Rezende do. PARFOR Presencial e as relações federativas no Tocantins: condições necessárias à permanência de professores-estudantes. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, 2018.
OLIVEIRA, Dalila Andrade de; ARAÚJO, Heleno. Educação entre os planos de governo e as políticas de Estado: o foco no financiamento e a questão docente. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria. Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas. São Paulo: Edições Loyola, f. 168, 335 p. cap. 7, p. 167-182, 2014.
RODRIGUEZ, Vicente; SILVA, Domingos Pereira da. Formação Continuada em serviço em contextos descentralizados. Caderno Cedes, v. 35, n. 97, p. 553-574, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2015.v35n97/ Acesso em: 03/05/2021.
SAES, Décio. O Conceito de Estado Burguês. In: SAES, Décio. Estado e Democracia: Ensaios Teóricos. 2. ed. Campinas: Unicamp, cap. 1, p. 15-49, 1998.
SANTOS, Camila de Fátima Soares dos; SUDBRACK, Edite Maria. Políticas de formação docente à luz do Plano Nacional de Educação: entre conquistas e desafios. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 15, n. 3, p. 106-122, jul/set. 2018. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/issue/view/151 Acesso em: 18/05/2021.
SAVIANI, Demerval. Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios. Educação & Sociedade, v. Ano XX, n. 69, Dez. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/J56mswq8VnMPzwWwPJSKvJG/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13/02/2021.
SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane Fátima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-443, jul-dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769 Acesso em: 15/02/2021.
SOUSA, Adaires Rodrigues de. Política pública de planejamento da Educação Municipal no Tocantins em face do Plano Nacional de Educação 2014-2024: processos, resultados e disputas de intencionalidades. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE) - Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2015.
SOUZA, Cezar Amario Honorato de. et al. O Plano Nacional de Educação entre o público e o privado: notas críticas. In: NOMERIANO, Aline Soares; BERTOLDO, Edna; SILVA, Renalvo Cavalcante; GUIMARÃES, Vicente José Barreto. As políticas educacionais no contexto dos limites absolutos do Estado e do capital em crise. Maceió: Coletivo Veredas, v. 1, p. 35-54, 2017.
TOCANTINS. Lei nº 3.305, de 06 de dezembro de 2017. Diário Oficial. Palmas, 06 de dezembro de 2017. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/arquivos/lei_3305-2017_43346.PDF Acesso em: 18/05/2021.
TOCANTINS. Lei nº 1.751, de 18 de dezembro de 2006. Diário Oficial. Palmas, 18 de dezembro de 2006. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/arquivos/7996.pdf#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20o%20afastamento%20do,da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica%20para%20aperfei%C3%A7oamento. Acesso em: 10/01/2021.
TOCANTINS, Lei nº 653, de 19 de janeiro de 1994. Diário Oficial. Palmas, 19 de janeiro de 1994. Disponível em: https://www.al.to.leg.br/arquivos/6909.pdf Acesso em: 08/02/2021
VIEIRA, Sofia Lerche. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. RBPAE, v. 23, n. 1, p. 53-69, abr. 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/viewFile/19013/11044 Acesso em: 30/04/2021.
VIEIRA, Sofia Lerche. Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas. In: SOUZA, Donaldo Bello de; MARTINS, Angela Maria. Planos de educação no Brasil: planejamento, políticas, práticas, p. 55-72, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).