A comunicação organizacional em uma empresa no ramo de brinquedos, artigos de festas e fantasias, em Palmas-TO
Résumé
A comunicação é a peça essencial das empresas. Ela possibilita que informação e conhecimentos sejam compartilhados entre as pessoas. Esse processo acontece quando a mensagem emitida pelo emissor chega ao seu destino de forma compreensível e correta. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação interna em uma empresa no ramo de brinquedos, artigos de festas e fantasias. A pesquisa foi realizada em uma empresa, na cidade de Palmas-TO, no mês de outubro de 2014. Contou com a participação de 81% dos funcionários da respectiva entidade. Cada participante respondeu um questionário com 13 perguntas fechadas. Os resultados mostraram que uma boa comunicação é importante para o relacionamento dos colaboradores, trazendo benefícios para a organização, melhorando a rotina do trabalho, a qualidade e a produtividade na empresa.
Références
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KOONTZ, H. Administração: uma perspectiva global e empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MONTANA, P.; CHARNOV, B. H. Administração. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
PRETTO, C. B. M. A auto-organização do sistema cultural sindical, através do processo comunicacional negocial. Manaus: 2000. (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação).
STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. São Paulo; Atlas, 2007.
VERGARA, S. C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).