A comunicação organizacional em uma empresa no ramo de brinquedos, artigos de festas e fantasias, em Palmas-TO

  • Wekisilei Pereira de Lima Faculdade ITOP
  • Weder Ferreira dos Santos FaculdadeITOP
  • Cláudia Nolêto Maciel Luz Faculdade ITOP
  • Layanni Ferreira Sodré UFT

Resumo

A comunicação é a peça essencial das empresas. Ela possibilita que informação e conhecimentos sejam compartilhados entre as pessoas. Esse processo acontece quando a mensagem emitida pelo emissor chega ao seu destino de forma compreensível e correta. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação interna em uma empresa no ramo de brinquedos, artigos de festas e fantasias. A pesquisa foi realizada em uma empresa, na cidade de Palmas-TO, no mês de outubro de 2014. Contou com a participação de 81% dos funcionários da respectiva entidade. Cada participante respondeu um questionário com 13 perguntas fechadas. Os resultados mostraram que uma boa comunicação é importante para o relacionamento dos colaboradores, trazendo benefícios para a organização, melhorando a rotina do trabalho, a qualidade e a produtividade na empresa.

Biografia do Autor

Wekisilei Pereira de Lima, Faculdade ITOP
Acadêmico do Curso de Administração da Faculdade ITOP.
Weder Ferreira dos Santos, FaculdadeITOP

Graduação em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2008), Graduação em Engenharia Agrícola pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2009), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Maringá (2010) , Mestre em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2012). Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia pela rede UFT/BIONORTE. Professor do ITOP (Curso de Administração), Professor Substituto do IFTO (Curso Superior Tecnológico em Agronegócio) e Professor da Faculdade Católica do Tocantins (Curso de Administração, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica).

Cláudia Nolêto Maciel Luz, Faculdade ITOP
Professora do Curso de Administração da Faculdade ITOP.
Layanni Ferreira Sodré, UFT
Mestranda em Agroenergia/UFT.

Referências

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KOONTZ, H. Administração: uma perspectiva global e empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.

MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MONTANA, P.; CHARNOV, B. H. Administração. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

PRETTO, C. B. M. A auto-organização do sistema cultural sindical, através do processo comunicacional negocial. Manaus: 2000. (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação).

STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. São Paulo; Atlas, 2007.

VERGARA, S. C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Publicado
2015-08-31
Seção
Artigos