A comunicação organizacional em uma empresa no ramo de brinquedos, artigos de festas e fantasias, em Palmas-TO
Abstract
A comunicação é a peça essencial das empresas. Ela possibilita que informação e conhecimentos sejam compartilhados entre as pessoas. Esse processo acontece quando a mensagem emitida pelo emissor chega ao seu destino de forma compreensível e correta. Este estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação interna em uma empresa no ramo de brinquedos, artigos de festas e fantasias. A pesquisa foi realizada em uma empresa, na cidade de Palmas-TO, no mês de outubro de 2014. Contou com a participação de 81% dos funcionários da respectiva entidade. Cada participante respondeu um questionário com 13 perguntas fechadas. Os resultados mostraram que uma boa comunicação é importante para o relacionamento dos colaboradores, trazendo benefícios para a organização, melhorando a rotina do trabalho, a qualidade e a produtividade na empresa.
References
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
KOONTZ, H. Administração: uma perspectiva global e empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.
MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual compacto para as disciplinas TGA e introdução à administração. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MONTANA, P.; CHARNOV, B. H. Administração. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
PRETTO, C. B. M. A auto-organização do sistema cultural sindical, através do processo comunicacional negocial. Manaus: 2000. (XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação).
STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
TOMASI, C.; MEDEIROS, J. B. Comunicação empresarial. São Paulo; Atlas, 2007.
VERGARA, S. C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).