ESCOLAS CRIATIVAS: UM RECONHECIMENTO DOS POTENCIAIS HUMANOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS

Résumé

As Escolas Criativas surgiram em meio à crise que afeta diferentes instâncias da realidade local e mundial e motivadas pela necessidade de estimular nos estudantes a capacidade de enfrentamento das adversidades que se consolidam nesse processo. Nesse sentido, objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de pós-graduação stricto sensu referente as Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil. Esse recorte foi construído a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Os estudos apontam que a visão de criatividade que parte de um bem social comum apresentada pelas redes RIEC e RIEC Brasil assume uma posição de relevância nas práticas pedagógicas. Essa importância se destaca ainda mais quando possibilidades habituais não são suficientes para solucionar os problemas que afetam a realidade dos estudantes. Assim sendo, pode também favorecer uma educação com fins diferentes da reprodução exclusiva do conhecimento.

Bibliographies de l'auteur

Kênia Paulino de Queiroz Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutoranda em Educação na Amazônia na UFT. Mestra em Educação pela UFT. Diretora do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (RIEC). Membro da Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC). Membro do Grupo de Pesquisa em Criatividade, Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET). 

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins  (UFT) e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas da UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (RIEC).

Références

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad – el fluir y la psicologia: del descubrimiento y la invención. Barcelona: Paidós, 1998.

CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.

MAURA, M. A. P. Educação infantil como estado permanente da criatividade. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 71-85

MENCHÉN BELLÓN, F. Criatividade, conceito e perspectivas. In: SUANNO, M.; RAJADELL PUIGGRÓS, N. (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações; PUC Goiás, 2012. Entrevista concedida a João Henrique Suanno.

MORAES, M. C. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p.13-38, set./dez. 2007.

MORAES, M. C.; Ambientes de aprendizagem como expressão de convivência e transformação. In: MORAES, M. C.; NAVAS, J. M. B. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2010. p. 21-62.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 1-104.

PINTO, I. M. Docência inovadora na universidade. 2011. 365 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

SUANNO, J. H. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 297 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013.

SUANNO, M. V. R.; TORRE, S. de la; SUANNO, J. H. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, M. J.; SUANNO, M. V. R.; SUANNO, J. H. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33

TORRE, S. de la. O professorado que queremos: professores inovadores e criativos. In: TORRE, S. de la; BARRIOS, O. (Coord.). Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002. p. 81-90.

TORRE, S. de la. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.

TORRE, S. de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.

TORRE, S. de la. Um olhar ecossistêmico e transdisciplinar sobre a educação: olhar o futuro com outra consciência. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009a. p. 17-28.

TORRE, S. de la. Escolas criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009b. p. 55-69.

TORRE, S. de la. Rede de escolas criativas: em direção a uma escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009c. p. 101-116.

TORRE, S. de la. Acta de Constitución RIEC. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2012a. Disponível em: <http://www.escuelascreativas.com>. Acesso em: 30 maio 2014.

TORRE, S. de la. Criadores na adversidade e na crise: qual é o segredo? In: TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Criatividade na adversidade - personagens que transformaram situações adversas em oportunidade. Blumenau: Nova Letra, 2012b. p. 19-48.

TORRE, S. de la. Instituciones educativas creativas. Instrumento para valorar el desarrollo de instituciones creativas - VADECRIE. Barcelona: Circulo Rojo, 2012c.

TORRE, S. de la. Movimento de escolas criativas: fazendo parte da história de formação e transformação. In: ZWIEREWICZ, M. (Coord.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 141-162.

TORRE, S. de la; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (Org.). Documentos para transformar a educação: um olhar complexo e transdisciplinar. Rio de Janeiro: Wak, 2013.

TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Projetos criativos ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-175.

ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de L.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (Org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.

ZWIEREWICZ, M. Projetos criativos ecoformadores – PCE: inovação metodológica e estímulo à transdisciplinaridade no Ensino Superior. In: ZWIEREWICZ, M. (Coord.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 165-188.

ZWIEREWICZ, M. Escolas criativas estimulam a inovação educacional em prol da cooperação. Mesa-redonda. Entrevista concedida ao Jornal UFG. Jornal UFG, Goiânia, ano VII, n. 66, p. 6-7, ago. 2014.

ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.

ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. Resgatar, reconhecer, potencializar e polinizar: perspectivas e proposições da escola criativa em Vargem Bonita. In: ZWIEREWICZ, M. et al. Resiliência, criatividade e inclusão no Ensino: vivências de profissionais da educação de Vargem Bonita. Blumenau: Nova Letra, 2014. p. 39-58.

ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la; MAURA, M. A. P. Complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação na atuação das Redes Internacionais de Escolas Criativas. In: ZWIEREWICZ, M. et al. (Coord.). O protagonismo de quem se transforma para transformar: experiências inovadoras da Educação Básica e do Ensino Superior. La Paz – Bolívia: IMPRENTA JIVAS Editores-Impressores, 2016. p. 35-37

Publiée
2022-03-11