ESCOLAS CRIATIVAS: UM RECONHECIMENTO DOS POTENCIAIS HUMANOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS
Résumé
As Escolas Criativas surgiram em meio à crise que afeta diferentes instâncias da realidade local e mundial e motivadas pela necessidade de estimular nos estudantes a capacidade de enfrentamento das adversidades que se consolidam nesse processo. Nesse sentido, objetiva-se apresentar um recorte da pesquisa de pós-graduação stricto sensu referente as Redes Internacionais de Escolas Criativas – RIEC e RIEC Brasil. Esse recorte foi construído a partir de uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Os estudos apontam que a visão de criatividade que parte de um bem social comum apresentada pelas redes RIEC e RIEC Brasil assume uma posição de relevância nas práticas pedagógicas. Essa importância se destaca ainda mais quando possibilidades habituais não são suficientes para solucionar os problemas que afetam a realidade dos estudantes. Assim sendo, pode também favorecer uma educação com fins diferentes da reprodução exclusiva do conhecimento.
Références
CSIKSZENTMIHALYI, M. Creatividad – el fluir y la psicologia: del descubrimiento y la invención. Barcelona: Paidós, 1998.
CUNHA, M. I. da. O professor universitário na transição de paradigmas. 2. ed. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.
MAURA, M. A. P. Educação infantil como estado permanente da criatividade. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 71-85
MENCHÉN BELLÓN, F. Criatividade, conceito e perspectivas. In: SUANNO, M.; RAJADELL PUIGGRÓS, N. (Org.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações; PUC Goiás, 2012. Entrevista concedida a João Henrique Suanno.
MORAES, M. C. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p.13-38, set./dez. 2007.
MORAES, M. C.; Ambientes de aprendizagem como expressão de convivência e transformação. In: MORAES, M. C.; NAVAS, J. M. B. (Org.). Complexidade e transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2010. p. 21-62.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. In: ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A. (Org.). Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 1-104.
PINTO, I. M. Docência inovadora na universidade. 2011. 365 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
SUANNO, J. H. Escola criativa e práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. 2013. 297 fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília, 2013.
SUANNO, M. V. R.; TORRE, S. de la; SUANNO, J. H. Rede Internacional de Escolas Criativas. In: PINHO, M. J.; SUANNO, M. V. R.; SUANNO, J. H. Formação de professores e interdisciplinaridade: diálogo investigativo em construção. Goiânia: América, 2014. p. 15-33
TORRE, S. de la. O professorado que queremos: professores inovadores e criativos. In: TORRE, S. de la; BARRIOS, O. (Coord.). Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002. p. 81-90.
TORRE, S. de la. Dialogando com a criatividade. Tradução de Cristina Mendes Rodríguez. São Paulo: Madras, 2005.
TORRE, S. de la. Criatividade aplicada: recursos para uma formação criativa. Tradução de WIT Languages. São Paulo: Madras, 2008.
TORRE, S. de la. Um olhar ecossistêmico e transdisciplinar sobre a educação: olhar o futuro com outra consciência. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009a. p. 17-28.
TORRE, S. de la. Escolas criativas: escolas que aprendem, criam e inovam. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009b. p. 55-69.
TORRE, S. de la. Rede de escolas criativas: em direção a uma escola do século XXI. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009c. p. 101-116.
TORRE, S. de la. Acta de Constitución RIEC. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2012a. Disponível em: <http://www.escuelascreativas.com>. Acesso em: 30 maio 2014.
TORRE, S. de la. Criadores na adversidade e na crise: qual é o segredo? In: TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Criatividade na adversidade - personagens que transformaram situações adversas em oportunidade. Blumenau: Nova Letra, 2012b. p. 19-48.
TORRE, S. de la. Instituciones educativas creativas. Instrumento para valorar el desarrollo de instituciones creativas - VADECRIE. Barcelona: Circulo Rojo, 2012c.
TORRE, S. de la. Movimento de escolas criativas: fazendo parte da história de formação e transformação. In: ZWIEREWICZ, M. (Coord.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 141-162.
TORRE, S. de la; PUJOL, M. A.; MORAES, M. C. (Org.). Documentos para transformar a educação: um olhar complexo e transdisciplinar. Rio de Janeiro: Wak, 2013.
TORRE, S. de la; ZWIEREWICZ, M. Projetos criativos ecoformadores. In: ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009. p. 153-175.
ZWIEREWICZ, M. Formação docente transdisciplinar na metodologia dos projetos criativos ecoformadores – PCE. In: TORRE, S. de L.; ZWIEREWICZ, M.; FURLANETTO, E. C. (Org.). Formação docente e pesquisa transdisciplinar – criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011. p. 141-158.
ZWIEREWICZ, M. Projetos criativos ecoformadores – PCE: inovação metodológica e estímulo à transdisciplinaridade no Ensino Superior. In: ZWIEREWICZ, M. (Coord.). Criatividade e inovação no ensino superior: experiências latino-americanas e europeias em foco. Blumenau: Nova Letra, 2013. p. 165-188.
ZWIEREWICZ, M. Escolas criativas estimulam a inovação educacional em prol da cooperação. Mesa-redonda. Entrevista concedida ao Jornal UFG. Jornal UFG, Goiânia, ano VII, n. 66, p. 6-7, ago. 2014.
ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. (Coord.). Uma escola para o século XXI: escolas criativas e resiliência na educação. Florianópolis: Insular, 2009.
ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la. Resgatar, reconhecer, potencializar e polinizar: perspectivas e proposições da escola criativa em Vargem Bonita. In: ZWIEREWICZ, M. et al. Resiliência, criatividade e inclusão no Ensino: vivências de profissionais da educação de Vargem Bonita. Blumenau: Nova Letra, 2014. p. 39-58.
ZWIEREWICZ, M.; TORRE, S. de la; MAURA, M. A. P. Complexidade, transdisciplinaridade e ecoformação na atuação das Redes Internacionais de Escolas Criativas. In: ZWIEREWICZ, M. et al. (Coord.). O protagonismo de quem se transforma para transformar: experiências inovadoras da Educação Básica e do Ensino Superior. La Paz – Bolívia: IMPRENTA JIVAS Editores-Impressores, 2016. p. 35-37
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).