A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PONTE ALTA DO TOCANTINS: IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA COVID-19 – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Résumé

Aborda-se neste artigo a temática da educação municipal, assentando-se em perspectiva crítica, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Objetiva-se examinar implicações da pandemia da Covid-19 no planejamento e na organização escolar na educação municipal em Ponte Alta do Tocantins. Em um contexto complexo e desafiador para os sistemas de educação e suas instituições educacionais, os dados e as informações documentais deste estudo apontam para uma consonância entre o planejamento e a organização escolar do município com as normas, diretrizes e orientações de âmbito nacional e estadual, especialmente, no que diz respeito ao ensino remoto. E, os resultados bibliográficos, mostram que o Sistema Municipal de Ensino enfrenta grandes desafios nesse contexto pandêmico, dentre eles, da discussão aprofundada sobre as relações federativas e o regime de colaboração no âmbito desse município e de seu Sistema de Ensino junto ao estado e ao Sistema Estadual de Ensino, como forma de apoio à gestão da educação municipal.

Bibliographies de l'auteur

Ana Cléia Gomes da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Educação Básica do Município de Palmas/TO (Semed/Palmas). Membra do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM/UFT) e do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO). 

José Aires Amaral Filho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Municipal (GepeEM/UFT). Membro do Observatório dos Sistemas e Planos de Educação no Tocantins (ObSPE/TO).

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Publiée
2022-03-11