A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PONTE ALTA DO TOCANTINS: IMPLICAÇÕES DA PANDEMIA COVID-19 – PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Abstract
Aborda-se neste artigo a temática da educação municipal, assentando-se em perspectiva crítica, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Objetiva-se examinar implicações da pandemia da Covid-19 no planejamento e na organização escolar na educação municipal em Ponte Alta do Tocantins. Em um contexto complexo e desafiador para os sistemas de educação e suas instituições educacionais, os dados e as informações documentais deste estudo apontam para uma consonância entre o planejamento e a organização escolar do município com as normas, diretrizes e orientações de âmbito nacional e estadual, especialmente, no que diz respeito ao ensino remoto. E, os resultados bibliográficos, mostram que o Sistema Municipal de Ensino enfrenta grandes desafios nesse contexto pandêmico, dentre eles, da discussão aprofundada sobre as relações federativas e o regime de colaboração no âmbito desse município e de seu Sistema de Ensino junto ao estado e ao Sistema Estadual de Ensino, como forma de apoio à gestão da educação municipal.
References
ANDES-SN. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. Grupo de Trabalho de Política Educacional. Projeto do capital para a educação, volume 4: O en-sino remoto e o desmonte do trabalho docente. 2020. Disponibilidade em:<https://issuu.com/andessn/docs/cartilha_ensino_remoto>. Acesso em: 20 set. 2020.
BARROSO, J. O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portu-gal. In: FERREIRA, N. (org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
BRASIL. Portaria nº 454, de 20 de março de 2020. Declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19). Disponibilidade em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt454-20-ms.htm>. Acesso em: 20 jul. 2021.
______. Decreto Legislativo nº 6, de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complemen-tar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Disponibilidade em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm>. Aces-so em: 20 jul. 2021.
______. Portaria Nº 188, de 3 de Fevereiro de 2020.Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV).Disponibilidade em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388>. Acesso em: 20 jul. 2021.
______. MEC. Portaria nº 329/2020/MEC. Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Minis¬tério da Educação. Disponibilidade em:< https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570>. Acesso em: 20 jul. 2021.
___. Congresso Nacional. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024) e dá outras providências. Brasília, DF, 2014. Disponibilidade em: <http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm>. Acesso em: 25 abr. 2021.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2020: resumo técnico. Brasília, DF: INEP, 2021. Disponibilidade em:< http://inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6993024>
Acesso em: 10 jul.2021.
______. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Parecer 005/2020. Reorgani-zação do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF, 2020. Disponibilidade em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192
>. Acesso em: 15 maio. 2021.
______. Parecer 006/2020/CP/CNE. Guarda religiosa do sábado na pandemia da COVID-19. Dis-ponibilidade em:< https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Parecer-cne-cp-006-2020-05-19.pdf> Acesso em: 10 jun. 2021.
______. Parecer 009/2020/CP/CNE. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2020, que tratou da reorgan-ização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponi-bilidade em< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=147041-pcp009-20&category_slug=junho-2020-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 10 jun. 2021.
______. Conselho Nacional de Educação (CNE). Conselho Pleno (CP). Parecer n°011/2020. Orien-tações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Brasília, DF, 2020. Disponibilidade em:< http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/148391-pcp011-20/file>. Acesso em: 15 maio. 2021.
______. Parecer 015/2020/CP/CNE. Diretrizes Nacionais para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Disponibilidade em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160731-sum010-20-parecer-cp-15-2020&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192>.Acesso em: 10 jun. 2021.
______. Presidência da República. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Brasília, DF, 2020. Disponibilidade em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv934.htm#:~:text=MPV%20934&text=Estabelece%20normas%20excepcionais%20sobre%20o,que%20lhe%20confere%20o%20art.
>. Acesso em: 15 maio.2021.
______. Lei nº 14.040 de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Disponibilidade em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L14040.htm>. Acesso em: 10 jun.2021.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades, Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020. Disponibilidade em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480/0>. Acesso em: 15 jun. 2021.
COUTINHO, Luzenir; LAGARES, Rosilene. Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública. RBPAE - v. 33, n. 3, p. 835 - 849, set./dez. 2017. Disponibilidade em:<https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/76080>. Acesso em: 16 maio.2021
GATTI, Bernardete Angelina. Entrevista. Precisamos pensar numa nova forma de comunicação didática nas escolas. Publicado em 07/07/2020.
Disponibilidade em:<http://educadores.educacao.ba.gov.br/noticias/precisamos-pensar-numa-nova-forma-de-comunicacao-didatica-nas-escolas-diz-bernardete-gatti >
Acesso em: 10 jun.2021.
LAGARES, Rosilene. A Educação no Tocantins no Cenário da Pandemia do Novo Coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n1, abril a junho de 2020. Disponibilidade em:< https://educacaobasicaemfoco.net.br/01/Artigos/A-Educacao-no-Tocantis-no-cenario-de-pandemia-Rosilene-Lagares.pdf>. Acesso em 18. Maio. 2021.
______.Rosilene. Organização da Educação Municipal no Tocantins: entre conservação de redes e processo efetivo de institucionalização de sistemas. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
PONTE ALTA DO TOCANTINS. Câmara Municipal. Lei nº 81, de 23 de dezembro de 2008. Aprova a Lei do Sistema Municipal de Ensino de Ponte Alta do Tocantins. Ponte Alta do Tocantins, TO: Ga-binete do Prefeito, 2008.
______. Prefeitura Municipal. Resolução nº 3/2020 do Conselho Municipal de Educação. De 17 de julho de 2020, Ponte Alta, TO, 2020.
______. Prefeitura Municipal. Resolução nº 1/2021 do Conselho Municipal de Educação. De 01 de abril de 2021, Ponte Alta, TO, 2021.
______. Prefeitura Municipal. Decreto n° 18, de 01 de maio de 2020. Ponte Alta, TO, 2020 Dispõe sobre a prorrogação da ação de medidas no âmbito municipal, Secretaria da Educação para en-frentamento da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e dá outras medidas. Disponibilidade em:< file:///C:/Users/anacl/Downloads/DECRETO%20N%C2%B0%2018-2020.pdf%20(1).pdf>. Acesso em: 31 maio.2021.
______. Prefeitura Municipal. Decreto n° 56, de 11 de dezembro de 2020. Dispõe sobre a publi-cação do planejamento e organização escolar-período de pandemia e dá outras providências. Pon-te Alta, TO, 2020. Disponibilidade em:< file:///C:/Users/anacl/Downloads/DECRETO%20N%C2%B0%2056-202011122020.pdf%20(1).pdf>. Acesso em: 31 maio. 2021.
______. Prefeitura Municipal. Portaria nº 81, de 23 de fevereiro de 2021. “Designa membros da Comissão Municipal de Segurança em saúde e prevenção à covid-19. Ponte Alta, TO, 2020. Dis-ponibilidade em:< file:///C:/Users/anacl/Downloads/ComiteCoronaa.pdf%20(1).pdf>. Acesso em: 31 maio. 2021.
______. Prefeitura Municipal. Planejamento e Organização escolar- período pandêmico II. Abril de 2021 . Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Ponte Alta, TO, 2021. Disponibilidade em:< fi-le:///C:/Users/anacl/Downloads/PLANO%202%20PONTE%20ALTA%202021%20plataforma.pdf%20(1).pdf>. Acesso em 12 jun.2021.
RCT/TO/Caderno 1. Gestão da Educação: validação das ações administrativas e pedagógico- -curriculares e finalização do ano letivo de 2020. Palmas/TO, Undime, 2020.
SAVIANI, Dermeval. Documento. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Revista Brasileira de Educação. v. 15 n. 44 maio/ago. 2010. Disponibilidade em:< https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KdGRyTzTrq88q5HyY3j9pbz/?lang=pt&format=pdf>
Acesso em: 15 jun.2021.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1994.
______, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Auto-res Associados, 2011.
______, Dermeval. Crise Estrutural, Conjuntura Nacional, Coronavírus e Educação o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 10, p. 01-25, e020063, 2020. Disponibilidade em:< http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463/858>. Acesso em: 31.maio.2021.
TOCANTINS. Conselho Estadual de Educação (CEE). Resolução nº 105, de 08 de abril de 2020. Estabelece formas de reorganização do Calendário Escolar/ 2020 e define o regime especial de atividades escolares não presenciais no Sistema Estadual de Ensino do Tocantins, para fins de cumprimento do ano letivo de 2020, como medida de prevenção e combate ao contágio do Novo Coronavírus (COVID-19). Palmas, TO, 2020. Disponibilidade em < https://central3.to.gov.br/arquivo/501542 >. Acesso em: 31 mai. 2021.
______. Indicação 008/2020, de 19 de agosto de 2020. Autorização provisória, às Redes Munici-pais de Educação, pertencentes ao SEE/TO para procederem à avaliação externa in loco e a organ-izarem os trâmites processuais dos atos autorizativos de suas Unidades de Ensino. Disponi-bilidade em: <https://central3.to.gov.br/arquivo/528516/>. Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Portaria CEE/TO nº 12, de 24 de julho de 2020. Suspende enquanto perdurar a situação de emergência em saúde pública a realização de Avaliações Externas in loco, descritas na Resolução CEE/TO nº 037/2019, para a Educação Básica; e na Resolução CEE/TO nº 120/2019, para a Educação Superior, como medida preventiva para reduzir s riscos de contágio e de propa-gação do novo Coronavírus (COVID-19). Refere-se a visitas in loco pelo CEE. Disponibilidade em: <https://central3.to.gov.br/arquivo/528516/> . Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Resolução CEE/TO nº 154, de 17 de junho de 2020. Estabelece normas complementares para a reorganização do Calendário Escolar, os planejamentos e práticas pedagógicas para a ofer-ta e o cômputo de atividades educacionais não presenciais, para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, com o objetivo de minimizar o impacto decorrente da Pandemia da COVID-19, na educação. Disponibilidade em:< https://central3.to.gov.br/arquivo/521570/>. Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Resolução CEE/TO nº 201, de 19 de agosto de 2020. Autoriza a prorrogação de prazos dos atos regulatórios emitidos pelo CEE/TO, em favor das Escolas da Educação Básica, nas suas etapas e modalidades, pertencentes ao SEE/TO que possuem atos com vigência expirada durante o ano de 2020. Para validação e regularidade de seus efeitos jurídicos. Disponibilidade em:< https://central3.to.gov.br/arquivo/528516/ >. Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Portaria n° 185 de 29 de janeiro de 2021. Dispõe sobre Regras Gerais para Elaboração dos Planos de Retorno das Atividades Educacionais Presenciais em instituições públicas e priva-das de ensino no Tocantins. Disponibilidade em:< https://central3.to.gov.br/arquivo/551224/ >. Acesso em: 12 jun. 2021.
______. Indicação CEE/TO/CLN/CP nº 009/2020. Estabelece diretrizes, critérios e orientações para realização de avaliações, para integralização da carga horária executada durante o regime especial de aulas não presenciais no âmbito da educação básica e dá outras providências. Disponibilidade em:
https://central3.to.gov.br/arquivo/548631/#:~:text=%E2%80%9CEstabelece%20normas%20complementares%20para%20a,Pandemia%20da%20COVID%2D19%2C%20na>. Acesso em: 15 jul.2021.
______. Portaria Conjunta 2/2020/SES/GASEC/SEDUC/UNITINS. Aprova o Protocolo de Se-gurança em Saúde para o Retorno de Atividades Educacionais Presenciais em Instituições de Edu-cação Básica e Superior no Território do Tocantins. Disponibilidade em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=403266. Acesso em: 12 jun .2021.
______. Ofício nº 79/2020/CEE-TO, 14 de março de 2020. Providências quanto ao cumprimento do Decreto nº 6.065, de 13 de março de 2020. Disponibilidade em: https://assets.colegiosantacruz.g12.br/arquivos/arquivos/oficio79decretogovernamental14032020.pdf. Acesso em: 14 jun.2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).