ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COM ALUNOS AUTISTAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Résumé
O transtorno do Espectro Autista é um dos transtornos que mais tem sido detectado na área da educação. Nas últimas décadas tem se abordado o uso da ludicidade no processo de aprendizagem dos alunos autistas. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo discorrer a respeito da importância da ludicidade no desenvolvimento teórico e social de alunos autistas na Educação Infantil. Na metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica com base em livros, artigos científicos e legislação pertinente ao tema. A busca foi realizada por meio do site de busca Google Acadêmico, Scielo, dentre outros, tendo como critérios de inclusão trabalhos publicados entre os anos de 2017 a 2020, nos idiomas inglês e português. Nos resultados, ficou evidente constatar que as atividades lúdicas como jogos e brincadeiras são extremamente importantes para o crescimento da aprendizagem de alunos autistas.
Références
CARVALHO, Ana Paula. Portadores de transtorno do espectro do autismo têm direito a tratamento multidisciplinar custeado pelos planos de saúde. 2018. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI277295,81042-Portadores+de+transtorno+do+espectro+do+autismo+tem+direito+a>. Acesso em: 06 jun. 2021.
COSTA, Abigail Codeceira. Estimular o lúdico em crianças autistas a partir do auxílio dos games educativos. IV Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 2019.
______________________ Tecnologias digitais para o desenvolvimento lúdico de crianças com transtorno do espectro autista. Monografia (Graduação) - UFPB/CE. João Pessoa, 2019.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família.7ª Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017.
DAGUANO, L. Q.; FANTACINI, R. A. F. O lúdico no universo autista. Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 1, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 2018.
FERREIRA, Elaine Graziella dos Santos. O lúdico na educação do autista: um olhar sob o fazer docente. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem) - Curso de Especialização em Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, Centro Universitário CESMAC, Maceió - AL, 2019.
FONTANA, Jurema Catarina Bastos. Atendimento educacional especializado: abordagem lúdico pedagógica na construção de aprendizagens de crianças com Transtorno do Espectro Autista. XVIII Seminário Internacional de Educação no Mercosul. 2019.
GÓMEZ, A. M. S., TERÁN, N. E. Transtornos de aprendizagem e autismo. Cultural, S.A, 2014.
MATOS, Maria de Lourdes; MATOS, Alcemar Antônio; SANT´ANNA, Nadir Francisca. O lúdico como facilitador na inclusão social de criança com autismo na primeira infância. Ações e implicações para a (ex)inclusão 3. Organizadora Solange Aparecida de Souza Monteiro. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.
MONTESSORI, Maria. Ideias gerais sobre meus métodos. 3ª Ed. Buenos Aires: Losada,1965.
NASS, I. R.; ROSA, I. de L. da; ROCHA, K. D. da; WECKER, L.; GASTALDO, L. P.; CARLESSO, J. P. P. A caixa de Max: atividades lúdicas para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e1381540, 2019.
PEREIRA, Juliete Helena Mendes da Silva. O lúdico na aprendizagem de um educando autista. Apresentação de monografia à AVM como requisito parcial para a obtenção do grau de especialista em Psicopedagogia. Rio de Janeiro, 2017.
ROCHA, Sandra Marthina Chacon da. Por dentro da linguagem lúdica do autismo: políticas e práticas no ensino fundamental. Monografia (Graduação) - UFPB/CE. João Pessoa, 2018.
SILVA, Kéttima Rodrigues; MENEZES, Ronny Diogenes de. Inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista através do lúdico com foco na educação infantil. Iniciação & Formação Docente, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 544 a 553, out. 2020.
SILVA, Maria Daiane et al. O lúdico dos jogos e das brincadeiras no ensino inclusivo de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Research, Society and Development, ISSN-e 2525-3409, Vol. 8, Nº. 4, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).