PROJETO “POETAS NA ESCOLA”: POESIA E SUSTENTABILIDADE
Résumé
Este artigo propõe uma discussão sobre poesia e sustentabilidade a partir do projeto “Poetas na Escola”, desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Araguaína – TO. O foco do artigo é problematizar sobre a sustentabilidade no ensino de poesia. Metodologicamente, é um estudo qualitativo de viés bibliográfico. Neste texto, adotamos autores que discutem a sustentabilidade no viés educacional, a educação literária, o letramento poético, a literatura e sua relação com os direitos humanos. Apontamos como alguns resultados que o projeto “Poetas na Escola” envolve, em sua complexidade e dinamicidade educacional, ações concretas que implicam em princípios da sustentabilidade, sob a tríade da “profundidade, durabilidade e amplitude”. Por isso, os processos de ensino e de aprendizagem de poesia contemplam diferentes contextos humanos e sociais.
Références
ALVES, José Hélder Pinheiro. Diga um verso bem bonito. In: SILVA, Débora Cristina Santos e; CAMARGO, Goiandira Ortiz de; GUIMARÃES, Maria Severina Batista (Orgs.). Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.
GOLDSTEIN, Norma. Análise do poema. São Paulo: Ática, 1988.
HARGREAVES, Andy. FINK, Dean. Liderança sustentável: desenvolvimento gestores de aprendizagem. Trad. Adriano Moraes Migliavacca. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para quê: a função social da poesia e do poeta. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
SILVA, Rubens Martins da. Discursividades de integrantes do PIBID sobre a formação inicial em letras: a sustentabilidade do programa. Tese (Doutorado Acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras Ensino de Língua e Literatura, 2019.
SOUSA, Leomar Alves; TESTA, Eliane Cristina (Orgs.). Poetas na Escola IX [recurso eletrônico] / -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
SOUSA, Leomar Alves de. “Projeto Poetas na Escola”: uma investigação acerca das práticas de leitura e de escrita de poesias. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Letras Ensino de Língua e Literatura, 2019. Orientadora: Eliane Cristina Testa. Araguaína-TO, 2019.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Secretaria da Educação Esporte e Cultura. Palmas, 2019.
TOCANTINS. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Vila Nova. Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. Araguaína, 2016.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).