PROJETO “POETAS NA ESCOLA”: POESIA E SUSTENTABILIDADE
Abstract
Este artigo propõe uma discussão sobre poesia e sustentabilidade a partir do projeto “Poetas na Escola”, desenvolvido em uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade de Araguaína – TO. O foco do artigo é problematizar sobre a sustentabilidade no ensino de poesia. Metodologicamente, é um estudo qualitativo de viés bibliográfico. Neste texto, adotamos autores que discutem a sustentabilidade no viés educacional, a educação literária, o letramento poético, a literatura e sua relação com os direitos humanos. Apontamos como alguns resultados que o projeto “Poetas na Escola” envolve, em sua complexidade e dinamicidade educacional, ações concretas que implicam em princípios da sustentabilidade, sob a tríade da “profundidade, durabilidade e amplitude”. Por isso, os processos de ensino e de aprendizagem de poesia contemplam diferentes contextos humanos e sociais.
References
ALVES, José Hélder Pinheiro. Diga um verso bem bonito. In: SILVA, Débora Cristina Santos e; CAMARGO, Goiandira Ortiz de; GUIMARÃES, Maria Severina Batista (Orgs.). Olhar o poema: teoria e prática do letramento poético. Goiânia: Cânone Editorial, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017.
GOLDSTEIN, Norma. Análise do poema. São Paulo: Ática, 1988.
HARGREAVES, Andy. FINK, Dean. Liderança sustentável: desenvolvimento gestores de aprendizagem. Trad. Adriano Moraes Migliavacca. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia para quê: a função social da poesia e do poeta. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
SILVA, Rubens Martins da. Discursividades de integrantes do PIBID sobre a formação inicial em letras: a sustentabilidade do programa. Tese (Doutorado Acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Doutorado) em Letras Ensino de Língua e Literatura, 2019.
SOUSA, Leomar Alves; TESTA, Eliane Cristina (Orgs.). Poetas na Escola IX [recurso eletrônico] / -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.
SOUSA, Leomar Alves de. “Projeto Poetas na Escola”: uma investigação acerca das práticas de leitura e de escrita de poesias. Dissertação (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Letras Ensino de Língua e Literatura, 2019. Orientadora: Eliane Cristina Testa. Araguaína-TO, 2019.
TOCANTINS. Documento Curricular do Tocantins. Secretaria da Educação Esporte e Cultura. Palmas, 2019.
TOCANTINS. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Vila Nova. Secretaria Estadual de Educação do Tocantins. Araguaína, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).