CIÊNCIAS POLICIAIS: É POSSÍVEL EDUCAR A POLÍCIA MILITAR?
Résumé
Abordamos aspectos pedagógicos da formação policial militar e sua relação com a democracia. O mote foi a Lei 1.036/2008, que definiu o sistema de ensino da Polícia Militar de São Paulo, em diálogo com o Parecer 945/2019 do Conselho Nacional de Educação, que trata das Ciências Policiais. Foram utilizados referenciais teóricos sobre violência policial, currículo, profissionalização docente, particularmente escritos sobre a embrionárias ciências policiais, considerando que a polícia é um serviço público essencial e emergencial. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e diagnóstica, a partir de Foucault (2001), Giroux (1995,1997) e Casali (2016, 2018) dialogamos com o mapeamento de 118 policiais militares de São Paulo, inseridos na pós-graduação stricto sensu em diversas áreas de conhecimento. Concluímos que a educação policial militar necessita ampliar as possibilidades de aprender, para além dos muros dos quartéis, visando operar com maior transparência as contingências do ofício, dentro das margens do estado democrático de direito.
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