GESTOR-COACH: UMA NOVA VISÃO DE GESTÃO PARA MELHORIA CONTÍNUA NAS ORGANIZAÇÕES

  • Magna Eugênia da Silva Sousa Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)
  • Diego Maciel de Oliveira Faculdade de Imperatriz (Facimp)
Palavras-chave: Coaching. Gestor Coach. Equipes de Alta Performance.

Resumo

O coaching, a cada dia, vem ganhando notoriedade nas organizações brasileiras como um método eficaz para aumentar o desempenho dos colaboradores. Levando-se em consideração que as organizações se tornaram mais conscientes acerca da valorização do capital humano e intelectual, a presente dissertação tem como objetivo geral de apresentar o gestor coach com uma nova percepção, capaz de apoiar e conduzir os colaboradores e a se adaptarem a essa dinâmica empresarial global que está cada vez mais acelerada e competitiva. Por meio de uma pesquisa exploratória, recorrendo a obras bibliográficas, artigos e sites específicos sobre o assunto, buscou-se abordar temas relativos ao assunto como: descrever a percepção dos gestores com relação ao seu próprio comportamento perante a equipe (liderados); a eficácia dos processos de coaching na melhoria na gestão organizacional; o que se espera de um gestor coach; como formar e desenvolver equipes de alta performance na gestão coach. Desta forma, concluiu-se que o gestor coach utilizando-se das ferramentas do coaching as organizações têm uma vantagem competitiva, ao qual contribui para construir em si e em seus liderados competências: emocionais, psicológicas, comportamentais, respeito mútuo e autoconhecimento, possibilitando o incentivo à mudança, promovendo a evolução individual dos colaboradores e da própria organização.

Biografia do Autor

Magna Eugênia da Silva Sousa, Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (UNISULMA)

Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Uniseb. 

Diego Maciel de Oliveira, Faculdade de Imperatriz (Facimp)

.Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade Imperatriz (Facimp). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UEMA. Professor da Faculdade Facimp Wyden. 

Referências

ARAÚJO, Ane. Coach. Um parceiro para o seu sucesso. Rio de Janeiro. Elsevier, 2012.

BONANI, Kátia; THEODOROV, Maria; ENGEL, Mirian; AMARO, Selma; FOSQUIANI, Silvana; CASTILHO, Wagner. Coaching como Estratégia no Desenvolvimento de Lideranças. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. 2007. 380p

BUZETTO, A. M. F. G. Relação Professor-Aluno: percepções de alunos e formas de interação mediadas pelos recursos tecnológicos de comunicação. 2016. 66f Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional). Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, Osasco – SP.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almeida, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: Capital Humano nas organizações. 8ª Edição, Editora Atlas SA, São Paulo 2006.

___________. Construção de Talentos, Coaching & Mentoring. 5ª Edição, Editora Campus, Rio de janeiro, 2002.

CLUTTERBUCK, David. Coaching eficaz: Como orientar suas equipes para potencializar resultados. São Paulo: Editora Gente, 2008.

COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina, 2011.

DINIZ, A. Líder do futuro: a transformação em líder Coach. São Paulo: ABG Comunicação e Design, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais, São Paulo: Atlas, 2001.

LEITE, Giancarlo de Cristo. Coaching Nas Organizações: Papeis e Fatores Crítico de Sucesso para sua Implantação, Gestão Revista Cientifica de Administração e Sistemas de Informação, v13, n.13, jul/dez, 2009.

França, Luís de. Aumenta a procura por coaching nas companhias. Disponível em: https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2016/09/01/aumenta-a-procura-por-coaching-nas-companhias.ghtml. Acesso em 12 de set 2019.

MARQUES, José Roberto. Coaching: desenvolvimento pessoal e acelerando resultados/José Roberto Marques. – 1.ed. – Goiânia: Editora IBC, 2014. _______________________. Coaching como Filosofia de Liderança. 2. ed. São Paulo: Editora Ser Mais, 2013.

_______________________. Lead Coach – Coaching como Filosofia de Liderança, 1ª ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.

MARQUES, José Roberto e CARLI, Edson. Coaching de Carreira, 1ª ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.

MENDES, Ricardo. Gestão por competências: O que é? Por que utilizar. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, 2013. Disponível em:. Acesso em: 15 mar.2019.

NETO, Álvaro Francisco Fernandes. Gestão de conflitos. Thesis, São Paulo, v. 4, p. 1-16, 2º semestre de 2005.

PAES, Nadir. Coaching – O caminho para desenvolver e potencializar competências e obter resultados extraordinários. In: PÉRCIA, André (Org.) Master Coaches: técnicas e relatos de mestres do coaching. São Paulo: Editora Ser Mais, 2012.

PORCHÉ, Germaine; NIEDERER, Jed. Coaching o apoio que faz as pessoas brilharem. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

REIS, Homero. Coaching Ontológico a Doutrina Fundamental. Editora Tesauros, 2011.

RIZZI, Márcia. Coaching na pré-aposentadoria. In: SITA, Maurício; PERCI, André (Org.). Manual completo de coaching. São Paulo: Ser Mais, 2011.

SANTIAGO, A. C. Q. As competências das pessoas: potencializando seus talentos. São Paulo: DVS, 2008.

SILVEIRA. A. S. Uso de ferramentas em coaching. 2012. Disponível em: .Acesso em: 22 nov.2019

WOLK, L. Coaching: a arte de soprar brasas. Rio de Janeiro, Qualytmark, 2008.

Publicado
2022-03-08