GESTOR-COACH: UMA NOVA VISÃO DE GESTÃO PARA MELHORIA CONTÍNUA NAS ORGANIZAÇÕES
Résumé
O coaching, a cada dia, vem ganhando notoriedade nas organizações brasileiras como um método eficaz para aumentar o desempenho dos colaboradores. Levando-se em consideração que as organizações se tornaram mais conscientes acerca da valorização do capital humano e intelectual, a presente dissertação tem como objetivo geral de apresentar o gestor coach com uma nova percepção, capaz de apoiar e conduzir os colaboradores e a se adaptarem a essa dinâmica empresarial global que está cada vez mais acelerada e competitiva. Por meio de uma pesquisa exploratória, recorrendo a obras bibliográficas, artigos e sites específicos sobre o assunto, buscou-se abordar temas relativos ao assunto como: descrever a percepção dos gestores com relação ao seu próprio comportamento perante a equipe (liderados); a eficácia dos processos de coaching na melhoria na gestão organizacional; o que se espera de um gestor coach; como formar e desenvolver equipes de alta performance na gestão coach. Desta forma, concluiu-se que o gestor coach utilizando-se das ferramentas do coaching as organizações têm uma vantagem competitiva, ao qual contribui para construir em si e em seus liderados competências: emocionais, psicológicas, comportamentais, respeito mútuo e autoconhecimento, possibilitando o incentivo à mudança, promovendo a evolução individual dos colaboradores e da própria organização.
Références
ARAÚJO, Ane. Coach. Um parceiro para o seu sucesso. Rio de Janeiro. Elsevier, 2012.
BONANI, Kátia; THEODOROV, Maria; ENGEL, Mirian; AMARO, Selma; FOSQUIANI, Silvana; CASTILHO, Wagner. Coaching como Estratégia no Desenvolvimento de Lideranças. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. 2007. 380p
BUZETTO, A. M. F. G. Relação Professor-Aluno: percepções de alunos e formas de interação mediadas pelos recursos tecnológicos de comunicação. 2016. 66f Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional). Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, Osasco – SP.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almeida, 2011.
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: Capital Humano nas organizações. 8ª Edição, Editora Atlas SA, São Paulo 2006.
___________. Construção de Talentos, Coaching & Mentoring. 5ª Edição, Editora Campus, Rio de janeiro, 2002.
CLUTTERBUCK, David. Coaching eficaz: Como orientar suas equipes para potencializar resultados. São Paulo: Editora Gente, 2008.
COUTINHO, Clara Pereira. Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Edições Almedina, 2011.
DINIZ, A. Líder do futuro: a transformação em líder Coach. São Paulo: ABG Comunicação e Design, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais, São Paulo: Atlas, 2001.
LEITE, Giancarlo de Cristo. Coaching Nas Organizações: Papeis e Fatores Crítico de Sucesso para sua Implantação, Gestão Revista Cientifica de Administração e Sistemas de Informação, v13, n.13, jul/dez, 2009.
França, Luís de. Aumenta a procura por coaching nas companhias. Disponível em: https://valor.globo.com/carreira/recursos-humanos/noticia/2016/09/01/aumenta-a-procura-por-coaching-nas-companhias.ghtml. Acesso em 12 de set 2019.
MARQUES, José Roberto. Coaching: desenvolvimento pessoal e acelerando resultados/José Roberto Marques. – 1.ed. – Goiânia: Editora IBC, 2014. _______________________. Coaching como Filosofia de Liderança. 2. ed. São Paulo: Editora Ser Mais, 2013.
_______________________. Lead Coach – Coaching como Filosofia de Liderança, 1ª ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.
MARQUES, José Roberto e CARLI, Edson. Coaching de Carreira, 1ª ed. São Paulo: Ser Mais, 2012.
MENDES, Ricardo. Gestão por competências: O que é? Por que utilizar. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS, 2013. Disponível em:. Acesso em: 15 mar.2019.
NETO, Álvaro Francisco Fernandes. Gestão de conflitos. Thesis, São Paulo, v. 4, p. 1-16, 2º semestre de 2005.
PAES, Nadir. Coaching – O caminho para desenvolver e potencializar competências e obter resultados extraordinários. In: PÉRCIA, André (Org.) Master Coaches: técnicas e relatos de mestres do coaching. São Paulo: Editora Ser Mais, 2012.
PORCHÉ, Germaine; NIEDERER, Jed. Coaching o apoio que faz as pessoas brilharem. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
REIS, Homero. Coaching Ontológico a Doutrina Fundamental. Editora Tesauros, 2011.
RIZZI, Márcia. Coaching na pré-aposentadoria. In: SITA, Maurício; PERCI, André (Org.). Manual completo de coaching. São Paulo: Ser Mais, 2011.
SANTIAGO, A. C. Q. As competências das pessoas: potencializando seus talentos. São Paulo: DVS, 2008.
SILVEIRA. A. S. Uso de ferramentas em coaching. 2012. Disponível em: .Acesso em: 22 nov.2019
WOLK, L. Coaching: a arte de soprar brasas. Rio de Janeiro, Qualytmark, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).