EPISTEMICÍDIO E NECROPOLÍTICA: A PRETAGOGIA COMO ALTERNATIVA AOS PROCESSOS EXCLUDENTES DE ENSINO

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de analisar a pretagogia como alternativa para ruptura da necropolítica e o epistemicídio, considerados os mecanismos de morte do sistema capitalista sobre o corpo negro. A relevância do tema consiste em identificar como se constituem os conceitos, suas causas e relações diretas dentro da atmosfera social, bem como a educação direcionada ideologicamente como metodologia de combate ao racismo. Ademais, objetiva a reflexão crítica sobre os processos educacionais brasileiros, que historicamente negligenciaram os saberes afrodiaspóricos, fundamentais à edificação do povo negro. Para tanto, utiliza-se como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica e análise documental, concluindo que a pretagogia atua dentro das estruturas de poder neoliberal, transformando corpos marginalizados em agentes transformadores de sua própria história, priorizando o autoconhecimento e pertencimento aos valores e à cultura africana, como alternativa aos processos excludentes de ensino.

Bibliographies de l'auteur

Elvis Gomes Marques Filho, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Mestrando em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq).

Leticia Oliveira de Souza, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membra do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensões Esperança Garcia (GEPEG/UESPI/CNPq).

Marcos José Soares de Sousa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Ensino de História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Rede Pública Municipal de Ensino do Maranhão. 

Lucineide Barros Medeiros, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). 

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Publiée
2022-05-12