EPISTEMICÍDIO E NECROPOLÍTICA: A PRETAGOGIA COMO ALTERNATIVA AOS PROCESSOS EXCLUDENTES DE ENSINO
Abstract
O presente artigo tem o objetivo de analisar a pretagogia como alternativa para ruptura da necropolítica e o epistemicídio, considerados os mecanismos de morte do sistema capitalista sobre o corpo negro. A relevância do tema consiste em identificar como se constituem os conceitos, suas causas e relações diretas dentro da atmosfera social, bem como a educação direcionada ideologicamente como metodologia de combate ao racismo. Ademais, objetiva a reflexão crítica sobre os processos educacionais brasileiros, que historicamente negligenciaram os saberes afrodiaspóricos, fundamentais à edificação do povo negro. Para tanto, utiliza-se como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica e análise documental, concluindo que a pretagogia atua dentro das estruturas de poder neoliberal, transformando corpos marginalizados em agentes transformadores de sua própria história, priorizando o autoconhecimento e pertencimento aos valores e à cultura africana, como alternativa aos processos excludentes de ensino.
References
ABUD, Katia Maria. A guardiã das tradições: a História e o seu código curricular. Educ. rev., Curitiba, n. 42, p. 163-171, dez. 2011.
ALMEIDA, Denise. De epistemicídio, (in)visibilidade e narrativa: reflexões sobre a política de representação da identidade negra em cadernos negros. Florianópolis: Ilha Desterro, 2014
BRASIL. Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis /2003/l10.639.htm>. Acesso em: 10 de abril 2021.
BRITO, Katyana Anselmo. Saberes docentes do pedagogo: um estudo bibliográfico com as produções pedagógicas de Freire. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica .PIBIC - UESPI, 2021
CABRAL, Amílcar. Libertação nacional e cultura. Rio de Janeiro: Editora Codecri, 1978.
CAINELLI, Marlene. A construção dos heróis e a memória nacional entre os não letrados. História & Ensino. Londrina, v. 10, p. 5-19, 2004.
COSCIONI, Fernando José. O Darwinismo Social na geografia humana do início do século XX: o caso da obra Influences of Geographic Environment, de Ellen Semple. Geousp – Espaço e Tempo (Online). São Paulo, v. 22, n. 2, p. 349-365, jan./jun. 2018.
FOUCAULT, Michael. O sujeito e o poder. In H. Dreyfus, & P. Rabinow (Org.), Michel Foucault, uma trajetória filosófica: Para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária 1995.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir. Petrópolis, RJ: Vozes, 1975.
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1981/ 1087
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
GENTILI, Pablo (Org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes, 2017.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 1, 1988, pp. 5-27.
GRISOSKI, Daniela Cecilia; PEREIRA, Bruno César. Da biopolítica à necropolítica: notas sobre as formas de controles sociais contemporâneas. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, n. 224, ano XX, p. 199-208, set./out. 2020.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Rio de Janeiro: [s.n.], v. 32, 2016.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Editora Antígona, 2014.
MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.
PETIT, Sandra Haydée, Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei No 10.639/03. Fortaleza: EdUECE, 2015.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANT’ ANA, Antônio Olímpio de. História e conceitos básicos sobre o racismo e seus derivados. Superando o Racismo na escola. 2. ed. ver. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
SANTOS, Bruno Nascimento dos. Raça, racismo e questão racial no ensino de história: uma análise a partir dos livros didáticos. 2018. 106p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Amambai, Campo Grande, 2018.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1931. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Racismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2010.
STRECK, Danilo Romeu. Da pedagogia do oprimido às pedagogias da exclusão: um breve balanço crítico. Educação & sociedade. Campinas, v. 30, n. 107, p. 539-560, 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).