CONSTRUÇÃO DE UM GUIA DE PRÁTICAS E TÉCNICAS PARA A TUTORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR
Résumé
O relato de experiência tem por objetivo descrever, em perspectiva teórico-reflexiva, a concepção e construção do “Guia de Práticas e Técnicas para a Tutoria Inclusiva”, instrumento orientador para tutores do Programa de Orientação e Tutoria Inclusiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia dialoga com conceitos de Braga (2015) quanto a aspectos pedagógicos e técnicos para a construção de Objetos de Aprendizagem (OAs). O objetivo do Guia é constituir-se em material didático, utilizado por tutores como ferramenta introdutória e de auxílio permanente, contendo informações, orientações e recursos para planejamento, contribuindo tutores e tutorados. Nos desafios encontrados estão o incremento de técnicas que possam ser desenvolvidas em formato remoto ou presencial, na perspectiva inclusiva. Finalizada a versão inicial, outras etapas consistem na validação do Guia junto a tutores, tutorados e gestores da Universidade para, após, uma reedição do material, com ampliação de sua acessibilidade.
Références
BRAGA, Juliana. Objetos de aprendizagem. Volume 2: metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 24, fev. 2021.
______. Lei 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso: 2 de mar. 2021
______. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm . Acesso: 2 de mar. 2021
BRASIL. Ministério da Educação. Edital n° 3, de 26 de abril de 2007. Programa Incluir: Acessibilidade na Educação Superior. Diário Oficial da União: seção 3, Brasília, DF, 2007. p.32.
______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEEP; 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 28 de fev. 2021
______. Decreto n° 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm#:~:text=Decreto%20n%C2%BA%206949&text=DECRETO%20N%C2%BA%206.949%2C%20DE%2025,30%20de%20mar%C3%A7o%20de%202007. Acesso: 2 de mar. 2021
______. Decreto n° 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso: 28 de fev. 2021
______. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD). Cartilha: Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. SDH-PR/SNDP, Brasília, DF: 2013.
______. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso: 3 de mar. 2021
______. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm. Acesso: 28 de fev. 2021
______. Ministério da Educação. Documento Orientador Programa Incluir - Acessibilidade na Educação Superior. Brasília/DF: Secadi/Sesu, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12737-documento-orientador-programa-incluir-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso: 1 de mar. 2021
FIGUEIRA, Emílio. Caminhando em Silêncio: uma introdução à história das pessoas com deficiência no Brasil. São Paulo: Giz Editora, 2008.
GIROTO, Cláudia Regina Mosca.; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. (org.). As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília/SP: Cultura Acadêmica, 2012.
OLIVEIRA, Jaíma P. et al (org.). Tecnologias educacionais como suportes para a inclusão escolar. São Carlos (SP): Editora de Castro, 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Convenção dos direitos das pessoas com deficiência, 2006.
O’ROURKE, Jeniffer. Tutoria no EAD: Um manual para tutores. Vancouver: The Commonwealth of Learning, 2003. Disponível em: http://www.abed.org.br/col/tutoriaead.pdf. Acesso: 2 de mar. 2021
SASSAKI, Romeu K. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação, ano 5, nº 24, jan./fev. 2002a, p. 6-9. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/TERMINOLOGIA_SOBRE_DEFICIENCIA_NA_ERA_DA.pdf?1473203540. Acesso: 3 de mar. 2021.
SOUZA, Carlos Alberto de et al. Tutoria na educação a distância. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, XI, 2004, Salvador. Versão digital. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/088-TC-C2.htm. Acesso: 03 de mar. 2021
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN). Edital no 04/2018, de 19 de outubro de 2018. Projeto: Programa de Orientação e Tutoria Inclusiva (POTI) para universitários com deficiência, transtornos específicos ou dificuldades secundárias da aprendizagem – CAENE. DDPED/PROGRAD, 2018. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducaoidProducao=5649010&key=59374563bee01fb2e8b64b05e5dee28f. Acesso: 1 de mar. 2021
______. Resolução n°026/2019 - CONSUNI. Institui a Política de Inclusão e Acessibilidade para as Pessoas com Necessidades Específicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2019. Disponível em: https://www.ufrn.br/resources/documentos/politicas/politica_de_Inclusao_e_Acessibilidade.pdf. Acesso: 1 de mar. 2021
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).