ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA - TUTORIAL GOOGLE MEET EM LIBRAS PARA DISPOSITIVO MÓVEL

Résumé

Este artigo discorre a respeito de idealizações e processo de desenvolvimento de material educacional intitulado “Tutorial Google Meet em Libras para dispositivo móvel”. Aporte tecnológico este em formato de vídeo interativo em Libras, possibilitando acesso às informações de como usar o Google Meet em celular com o objetivo de reduzir barreiras linguísticas na comunicação virtual com sujeito surdo. De natureza exploratória explicativa, a pesquisa foi aplicada com alunos surdos do Atendimento Educacional Especializado de uma escola pública estadual em Assú-RN, através de formulários sobre perfil tecnológico e para validação aplicou-se outro formulário, acessível em Libras com os alunos surdos. Como resultado, o tutorial oferece acessibilidade linguística e tecnológica à comunidade surda que está em período de aulas remotas, assim como sujeitos ouvintes interessados em línguas de sinais, para utilização da plataforma em celulares.

Bibliographies de l'auteur

Alcione Costa de Aquino Pinto Cabral , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação Especial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Références

BARBOSA, Gabriela Lapa Teles; MÜLLER, Karin. Produção de conteúdo acessível para surdos na web: análise do canal de vídeos Ôxe. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun., vol.41, nº.2, São Paulo, May/Aug., 2018.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em fev. 2021.
BRASIL. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em mar 2021
BRASIL. Ministério da Cultura. Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Aesso em: 22 fev 2021.
CASTRO, Fábio Júnior da Silva. Tutorial do software tuxmath: uma multimídia em Libras. Orientador: Elielson Ribeiro de Sales. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12229. Acesso em:.04.03.2021.
DOWALIBY, Fred; LANG, Harry. Adjunct aids in instructional prose: A multimedia study with deaf college students. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v.4, 1999, p. 270–282.
LANG, Harry; McKEE, Bárbara; CONNER, Karen. Characteristics of effective teachers: A descriptive study of perceptions of faculty and deaf college students. American Annals of the Deaf, (138), 1993, p. 252–259.
LEBEDEFF, Tatiana Bolivar. Letramento visual e surdez. Rio de Janeiro: Ed. WAK, 2017.
MARSCHARK, Marc; MORRISON, Carolyn; LUKOMSKI, Jennifer; BORGNA, Georgianna; CONVERTINO, Carol. Are Deaf Students Visual Learners? Learning and Individual Differences, Jun 1(25), 2013, p. 156–162.
MARSCHARK, Marc; HAUSER, Peter. How deaf children learn. New York: Oxford University Press, 2012.
MARTINS, Lívia Maria Ninci; LINS, Heloísa Andreia de Matos. Tecnologia e educação de surdos: possibilidades de intervenção. Nuances: estudos sobre Educação, v. 26, n. 2, p. 188-206, 2015.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; ROMEU FILHO, Paulo (Orgs.). Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, p. 119, 2010.
STUMPF, Marianne Rossi. Educação de Surdos e Novas Tecnologias. Florianópolis, SC: UFSC, 2010.
TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel. Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Revista Ciência da Informação, v. 33, n. 2, 2004, p. 152 – 160.
VELLOSO, Fernando. Informática: Conceitos básicos. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba: Editora CRV, 2014.
VIANA, Flávia Roldan; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Discutindo aspectos metodológicos de ensino e aprendizagem no Atendimento Educacional Especializado para alunos com surdez. Educação: Teoria e Prática, v. 27, p. 56-73, 2017
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
WEEDEN, Kim; CORNWELL, Benjamin. The Small-World Network of College Classes: Implications for Epidemic Spread on a University Campus. Sociological Science 7, 2020, p. 222-241.
Publiée
2021-06-23