QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EXPERIÊNCIA DO CÂMPUS DE MIRACEMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Résumé

A necessidade de uma discussão mais aprofundada envolvendo a história e cultura de povos africanos e afro-brasileiros nos cursos de nível superior apresentou-se como estratégia para o enfrentamento do racismo e da discriminação racial em nossa sociedade (CARNEIRO, 1996; BACCEGA, 1995; MUNANGA, 2009;). As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos abriram possibilidades para o enfrentamento das mentalidades, discursos e práticas racistas, no campo da formação educacional. Assim, os trabalhos foram articulados com base em leituras, diálogos, construção de planos de ensino para disciplinas e eventos voltados à comunidade acadêmica e externa. A metodologia proposta para a sistematização dos resultados de pesquisa, planejamento e intervenção baseou-se no relato de experiências envolvendo quatro cursos de graduação. Os resultados sinalizaram positivamente para a construção da identidade racial dos discentes, bem como para um envolvimento consciente da comunidade universitária sobre questões étnicas e raciais.

Bibliographies de l'auteur

Ana Corina Machado Spada, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em educação, docente da Universidade Federal do Tocantins.

Francisco Gonçalves Filho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em educação, docente da Universidade Federal do Tocantins. 

Références

BACCEGA, M. A. Palavra e discurso: literatura e história. São Paulo: Ática, 1995.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997a.

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8 ed. São Paulo: Hucitec, 1997b.

BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 4 ed. Campinas: UNICAMP, 1995.

BRASIL. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico. Brasília, 2010.

______. Decreto n° 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm Acesso em 30 abr.2021.

______. Lei n°13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional da Educação -PNE e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em 25 set.2020.

______. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

CARNEIRO, M. L. T. O racismo na história do Brasil: mito e realidade. 3 ed. São Paulo: Ática, 1996.

FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

MOURA, C. História do negro brasileiro. 2 ed. São Paulo: Ática, 1992.

ORLANDI, E. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Plano de desenvolvimento institucional. Palmas (TO): UFT, 2021. Disponível em https://ww2.uft.edu.br/index.php/proap/links/pdi-2016-2020. Acesso em 30 abr.2021.

Publiée
2022-05-12