QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EXPERIÊNCIA DO CÂMPUS DE MIRACEMA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Abstract
A necessidade de uma discussão mais aprofundada envolvendo a história e cultura de povos africanos e afro-brasileiros nos cursos de nível superior apresentou-se como estratégia para o enfrentamento do racismo e da discriminação racial em nossa sociedade (CARNEIRO, 1996; BACCEGA, 1995; MUNANGA, 2009;). As Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nos abriram possibilidades para o enfrentamento das mentalidades, discursos e práticas racistas, no campo da formação educacional. Assim, os trabalhos foram articulados com base em leituras, diálogos, construção de planos de ensino para disciplinas e eventos voltados à comunidade acadêmica e externa. A metodologia proposta para a sistematização dos resultados de pesquisa, planejamento e intervenção baseou-se no relato de experiências envolvendo quatro cursos de graduação. Os resultados sinalizaram positivamente para a construção da identidade racial dos discentes, bem como para um envolvimento consciente da comunidade universitária sobre questões étnicas e raciais.
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