GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DECISÕES ÁGEIS ADOTADAS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Résumé
O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação educacional com a chegada da COVID 19. A educação passa a se dar de maneira totalmente online. O artigo apresenta, de maneira reflexiva, estratégias adotadas por uma Universidade Comunitária da região Sul do Brasil para a virtualização das suas aulas, durante o período de isolamento social. De cunho qualitativo e participante a pesquisa considera a inserção e intervenção dos autores na criação e implementação das estratégias adotadas. Os resultados evocam para: nova legislação; gestão ágil; formação de professores em tecnologias digitais; criação de um modelo pedagógico para a educação remota e plano estratégico de comunicação. Conclui-se pela real possibilidade da aceleração da velocidade da mudança da educação formal; pelo relevante papel da educação online na educação formal e pela igual importância do desenvolvimento das soft skills e do conhecimento técnico para o exercício da gestão acadêmica.
Références
ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acesso em: 22 de abril de 2020.
Andrade, J. P. & Sartori, J.. O professor autor e experiências significativas na educação do século XXI: estratégias ativas baseadas na metodologia de contextualização da aprendizagem. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018, p. 175-198.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª reimp. da 1ª ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013. Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2013. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv946.htm. Acesso em: 22 de abril de 2020.
BRASIL. Medida Provisória n.º 934/2020. Extingue o Fundo PIS-Pasep, instituído pela Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, transfere o seu patrimônio para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 2020a. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv946.htm. Acesso em: 22 de abril de 2020.
BRASIL. Medida Provisória n.º 946/2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília: Câmara dos Deputados, 2020b. Disponível: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2242413. Acesso em: 23 de abril de 2020.
CANOAS. Decreto nº 70, de 19 de março de 2020. Declara situação de emergência no Município de Canoas e estabelece medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus (COVID-19), 2020. Disponível: https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Decreto-70-19-de-marco.pdf. Acesso em: 24 de abril de 2020.
FAVA, Rui. Educação para o século XXI: a era do indivíduo digital. Editora Saraiva, 2017.
FAVA, Rui. Trabalho, Educação e Inteligência Artificial: A Era do Indivíduo Versátil. Penso Editora, 2018.
FOSSATTI, Paulo; DANESI, Luiz Carlos. Gestão universitária sustentável: um estudo de caso em Universidades Comunitárias do Brasil. In: Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, Arequipa, Perú, 6, 2016. Anais [...] Arequipa, Perú: Coloquio Internacional de Gestión Universitaria, 2016
FOSSATTI, Paulo; GÜTHS, Henrique; JUNG, Hildegard Susana. Gestão educacional: contingências da contemporaneidade. In: Simpósio Nacional de Educação, Frederico Westphalen, 2019. Anais [...] Frederico Westphalen: Memórias do X Sincol, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IES. Portaria 130/2019. Canoas: IES, 2019.
IES. Boletim 3: Atividades presenciais suspensas a partir de hoje (16/03). Confira como vai ficar o expediente para colaboradores. IES, 2020.
LEITE, Ligia Silva; AGUIAR, Márcia de Medeiros. Tecnologia educacional: das práticas tecnicistas à cibercultura. In: SANTOS, Edméa. Mídias e tecnologias na educação presencial e a distância. Grupo Gen-LTC, 2016.
LÜCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma Questão Paradigmática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
MEC. Portaria nº 257, de 22 de março de 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/183265002/dou-secao-1-23-03-2018-pg-12. Acesso em: 24 de abril de 2020.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Apoio de Tecnologias. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Editora, 2000.
QUADROS DA SILVA, Louise. Novas metodologias na gestão acadêmica universitária: Um estudo de caso na Unilasalle Canoas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade La Salle, Canoas, 2019.
RS. Decreto Estadual n° 55.115, de 12 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo COVID-19 (novo Coronavírus) no âmbito do Estado. Rio Grande do Sul: Governo Estadual, 2020. Disponível em: https://saude-admin.rs.gov.br/upload/arquivos/202003/20113332-55-115-20.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2020.
SÁ, Nicanor Palhares. Discutindo a pesquisa participante. Em Aberto, v. 3, n. 20, p. 24-35, 2011.
DOS SANTOS, Edméa Oliveira. Formação de professores e cibercultura: Novas práticas curriculares na educação presencial e a distância. Revista FAEEBA, v. 11, n. 17, p. 113-122, 2002. Disponível em: http://www.ufjf.br/grupar/files/2014/09/Formacao_de_professores_e_Cibercultura.pdf. Acesso em: 25 de abril de 2020.
SCHONS, Manuir. Gestão de instituições de ensino superior: estratégias de ensino-aprendizagem na concepção de docentes da educação profissional e tecnológica. Dissertação (Mestrado em Administração) - Pós Graduação em Administração, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2016.
SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. Edições Loyola, 2003.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).