GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DECISÕES ÁGEIS ADOTADAS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Gestão Acadêmica. Ensino Superior. Formação a Distância. Formação de Professores. Ensino Multimídia.

Resumo

O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação educacional com a chegada da COVID 19. A educação passa a se dar de maneira totalmente online. O artigo apresenta, de maneira reflexiva, estratégias adotadas por uma Universidade Comunitária da região Sul do Brasil para a virtualização das suas aulas, durante o período de isolamento social. De cunho qualitativo e participante a pesquisa considera a inserção e intervenção dos autores na criação e implementação das estratégias adotadas. Os resultados evocam para: nova legislação; gestão ágil; formação de professores em tecnologias digitais; criação de um modelo pedagógico para a educação remota e plano estratégico de comunicação. Conclui-se pela real possibilidade da aceleração da velocidade da mudança da educação formal; pelo relevante papel da educação online na educação formal e pela igual importância do desenvolvimento das soft skills e do conhecimento técnico para o exercício da gestão acadêmica.

Biografia do Autor

Douglas Vaz, Universidade La Salle Canoas

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

 

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve - Portugal. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS. Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

 

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Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos