GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DECISÕES ÁGEIS ADOTADAS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Resumen

O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação educacional com a chegada da COVID 19. A educação passa a se dar de maneira totalmente online. O artigo apresenta, de maneira reflexiva, estratégias adotadas por uma Universidade Comunitária da região Sul do Brasil para a virtualização das suas aulas, durante o período de isolamento social. De cunho qualitativo e participante a pesquisa considera a inserção e intervenção dos autores na criação e implementação das estratégias adotadas. Os resultados evocam para: nova legislação; gestão ágil; formação de professores em tecnologias digitais; criação de um modelo pedagógico para a educação remota e plano estratégico de comunicação. Conclui-se pela real possibilidade da aceleração da velocidade da mudança da educação formal; pelo relevante papel da educação online na educação formal e pela igual importância do desenvolvimento das soft skills e do conhecimento técnico para o exercício da gestão acadêmica.

Biografía del autor/a

Douglas Vaz, Universidade La Salle Canoas

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

 

Paulo Fossatti, Universidade La Salle

Pós-Doutorado em Ciências da Educação e pesquisador associado da Universidade do Algarve - Portugal. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Reitor da Universidade La Salle, Canoas/RS. Docente do Programa de Pós-Graduação da Universidade La Salle. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

 

Citas

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Publicado
2022-02-14