EXPANSÃO, INTERIORIZAÇÃO E AS NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NOS ANOS 2000: CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS, RACISMO E OS DESAFIOS PARA A AGENDA ANTIRRACISTA

Résumé

O presente texto busca refletir acerca da agenda antirracista e o ensino superior público a partir da análise dos currículos e propostas pedagógicas de seis universidades criadas nos anos 2000 no contexto de expansão e interiorização das universidades federais. A partir da análise, nossa análise sugere que de um modo geral, os novos cursos de pedagogia das novas universidades parecem estar comprometidos com a desconstrução de uma prática pedagógica eurocêntrica apenas do ponto de vista retórico. Termos como “ações pautadas pelas diversidades cultural”, “rompimento “com uma educação e epistemologia colonialista”, “atuação docente contextualizada e comprometida com a diversidade e a emancipação social” estão presentes nos projetos políticos pedagógicos, mas não dialogam com a matriz curricular e nem com os termos das leis nº10.639, nº11.645 e as DCNERERs, apesar de reconhecermos que os novos cursos assumem um comprometimento político com o "desenvolvimento" e “transformação” local.

Bibliographies de l'auteur

Danielle Pereira de Araújo, Universidade de Coimbra - Portugal

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas São Paulo (UNICAMP). Mestra em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é investigadora em pós-doutoramento no projeto POLITICS (Projeto 725402 - POLITICS – ERC -2016-COG) sediado no Centro do Estudos Sociais na Universidade de Coimbra - Portugal. 

Marcos Antonio Batista da Silva , Universidade de Coimbra - Portugal

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia Educacional e  graduação em Psicologia. Pesquisador em  pós-doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra Portugal (Projeto 725402 - POLITICS - ERC -2016-COG). 

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Publiée
2022-05-12