ESCOLA COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO, INCLUSÃO E TESSITURAS: SEMEANDO CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA

Résumé

Compreendemos a escola como um lugar de transgressão consciente, como espaço fecundo para o desenvolvimento humano, e o estabelecimento das relações sociais. É a gênese do diálogo capaz de parir ideias e de produzir o refazer do humano. O trabalho que apresentamos consiste em uma pesquisa qualitativa no formato de estudo de caso, que toma forma à medida que o exploramos. É fruto de nossa relação enquanto Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - GPPAII nos interstícios de nossa prática, que objetiva mapear escolas com práticas criativas e inclusivas em território nacional, investigando os aspectos comuns e dissonantes na prática pedagógica. Assim sendo, elegemos o projeto Âncora como lócus de pesquisa, isso se justifica pelo fato de que este projeto nos chamou atenção por suas práticas criativas desenvolvidas no sentido de construir uma escola para todas/os/es e fundamentadas nos aspectos democráticos de uma prática pedagógica inclusiva e criativa. Como resultado de nossa investigação, constatamos que os valores que norteiam a prática pedagógica e as relações do Âncora, são, por si só, valores inclusivos e criativos, essas são categorias análogas à criatividade, como: uma liderança estimuladora e criativa; professores criativos com cultura inovadora; e visão transdisciplinar, berço do semeio da ciência com consciência.

Bibliographies de l'auteur

Maria Dolores Fortes Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Professora de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE; Doutora e Mestre em Educação: Currículo – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona); Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – CNPq), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro – Universidade de Barcelona). 

Adalberto Duarte Pereira Filho, Universidade Federal de Alagoas

Psicólogo/psicanalista, doutorando e mestre em Educação pelo programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas – PPGE/UFAL. Bolsista FAPEAL; Pesquisador do Grupo de Pesquisa GPAII - Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras do Ppge/Cedu/Ufal.

Tamires Campos Leite , Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga, mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAL), na linha de pesquisa Educação e Inclusão de pessoas com deficiência ou sofrimento psíquico. 

Vivianne Lins Ebrahim Morcerf , Instituto Federal de Alagoas

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); mestra em Pesquisa na Área da Saúde; e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gempe - Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, e do Grupo de Pesquisa Gppaii - Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras do Cedu/Ufal. 

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Publiée
2021-08-13