JOVENS MENINAS NEGRAS E A EXCLUSÃO ESCOLAR: A AUSÊNCIA DA INTERSECCIONALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Résumé
A temática que envolve racismo, patriarcalismo e classismo em uma perspectiva interseccional, considera que essas opressões não se manifestam sozinhas, mas que se entrelaçam formando sistemas de opressões. Esse assunto tem sido pouco considerado nas políticas de educação, visto que essas políticas não ponderam um entrelaçamento ao tratar sobre machismo e racismo, pois esses são eixos abordados separadamente por quem elabora as políticas de educação. Com isso, a pesquisa utilizará a abordagem qualitativa, junto ao método da interseccionalidade criada por Crenshaw (2002), pois ela permite ir além de uma abordagem das desigualdades de classe social e mostra outros sistemas de opressões sociais, tais como patriarcado e racismo. A teoria Histórica Dialética também será usada, pois de acordo com Minayo (2008) a mesma possibilita uma visão de mundo crítica permitindo desvendar as contradições postas na realidade estudada, sendo esta do tipo exploratório e baseados em pesquisas bibliográficas, documental e de campo.
Références
ASSIS, Jussara Francisca de. Interseccionalidade, racismo institucional e direitos humanos: compreensões à violência obstétrica. Serviço Social & Sociedade, n. 133, p. 547-565, 2018.
BRASIL. Documento base: relatório final da Conferencia Nacional de educação 2018. 2018. Disponível em https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-962691
BRASIL. PROJETO DE LEI Nº DE 2019 Institui o “Programa Escola sem Partido”. 2019. Disponível em https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2190752
BRASIL. Desigualdades educacionais podem crescer no pós-pandemia. Agência Câmara de Notícias, 2020. Disponível em amara.leg.br/noticias/709472-desigualdades-educacionais-podem-crescer-no-pos-pandemia/#:~:text=Uma%20das%20consequências%20da%20pandemia,dos%20Deputados%20sobre%20o%20tema.
CAMARGO, Marysson Jonas Rodrigues; BENITE, Anna Maria Canavarro. Educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de química: sobre a lei 10.639/2003 no ensino superior. Química Nova, v. 42, n. 6, p. 691-701, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422019004600691
CARBONIERI, Divanize; LAVERDE, Sheila Dias da Silva. Entre laços, cachos e tranças: o empoderamento das meninas negras através da literatura. Polifonia, v. 25, n. 39.1, p. 54-75, 2018. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7407.
CENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, ano 10, 1º sem. 2002, p. 171-188. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-026X2002000100011&script=sci_abstract&tlng=pt.
CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics. University of Chicago Legal Forum, n. 1, 1989, pp. 139-167. Disponível em https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf
PORTAL GELEDÉS. A educação de meninas negras em tempos de pandemia: o aprofundamento das desigualdades. Geledés Instituto da Mulher Negra, 2020. Disponível em https://www.geledes.org.br/a-educacao-de-meninas-negras-em-tempos-de-pandemia-o-aprofundamento-das-desigualdades/
HENRIQUES, Maria Teresa dos Santos. A educação de quem educa: Interseccionalidade e Teatro do Oprimido na formação de professoras/es. (dissertação), 2017. Disponível em https://run.unl.pt/handle/10362/31126.
HÖFLING, Eloisa de Mattos. ESTADO E POLÍTICAS (PÚBLICAS) SOCIAIS. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro/2001. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-32622001000300003&script=sci_abstract&tlng=pt
IBGE. 11,8% dos jovens com menores rendimentos abandonaram a escola sem concluir a educação básica em 2018. Editoria: Estatísticas Sociais, 2019b. Disponível em agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maior-entre-jovens-de-familias-mais-pobres
IBGE. Abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres. Editoria: Estatísticas Sociais, 2019a. Disponível em https://censos.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maior-entre-jovens-de-familias-mais-pobres
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese dos Indicadores de 2012. Brasília: IBGE; 2012. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf.
IBGE. PNAD Contínua - 2019 Educação - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Divulgação anual. 2019c. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?=&t=o-que-e
LOPES, Saskya Miranda. Interseccionalidade de raça e gênero nas escolas brasileiras e os projetos de lei silenciadores. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana. v. 2, n. 2, p. 149-162, 2018. Disponível em https://www.motricidades.org/journal/index.php/journal/article/view/2594-6463.2018.v2.n2.p149-162
MARTINS, Ícaro Amorim. Se eu não sou negra, eu sou o quê?: da importância de discutirmos discriminação racial, interseccionalidade e empoderamento em sala de aula. Dissertação (em ensino de história) – UFRN. p.112, Natal, 2018. Disponível em https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26350
MENDES, Patrícia Gomes. Vivências de racismo na vida escolar de meninas negras. 2017. Disponível em http://www.repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/826
MORAES, Claudia Letícia Gonçalves; SOUZA, Fernanda Ferreira. Desigualdade social e violência na literatura negra brasileira: uma análise da infância perdida em contos de conceiçãoEvaristo. Kwanissa: Revista de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. v. 2, n. 3, 2019. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/kwanissa/article/view/10073
MUSEUS, Samuel D; GRIFFIN, Kimberly A . Usando métodos mistos para estudar a interseccionalidade no ensino superior: novas direções na pesquisa institucional, n 151 . John Wiley & Sons, 2011.
NASCIMENTO, Elaine Ferreira do; MONTE, Liana Maria Ibiapina do; SOUSA, Ranieri Flávio Viana de. O capuz é vermelho: aviolência contra mulheres negras lésbicas no Brasil. in: violências e resistências: estudos de gênero, raça e sexualidade. Org. JOHAS, Bárbara; AMARAL, Marcela; MARINHO, Rossana. Teresina: EDUFPI, 2020, pg.203–217.
NETTO, Carolina Angélica Ferreira. Por uma educação antirracista: o teatro do oprimido como ferramenta de percepção e transformação da realidade de meninas negras. Tese de Doutorado. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. 2018.Disponível em http://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/113_Carolina%20Ang%C3%A9lica%20Ferreira%20Netto.pdf
OLIVEIRA BRAGA, Aline de. Nosso crespo é de rainha. Revista África e Africanidades. Ano XII, n. 32, nov. 2019. Disponível em https://africaeafricanidades.online/documentos/0170112019.pdf.
PNAD. Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio contínua. IBGE, 2020. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html.
SALDAÑA, Paulo. 4 em cada 10 jovens negros não terminaram o ensino médio. FOLHA, 2019. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/09/4-em-cada-10-jovens-negros-nao-terminaram-o-ensino-medio.shtml
SANTOS, Anne Caroline Nardi dos. Meninas negras em mulheres negras: identidade étnico-racial na escola. Dissertação (Dissertação em práticas educacionais) – UINOVE. São Paulo, p. 166. 2019. Disponível em http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/2046
SANTOS, Danillo Bitencourt; MENDES, Ana Cleide Lima. Por uma infância com mais respeito: Dialogando sobre racismo sob olhares das crianças de uma escola da cidade de Ipirá, Bahia. Abatirá-Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 1, n. 1, p. 393-408, 2020. Disponível em https://www.revistas.uneb.br/index.php/abatira/article/view/8596
SANTOS, Elis Souza dos; CONCEIÇÃO, Ideojane Melo; MOURA, Patrícia Almeida. Gravidez e abandono escolar de adolescentes negras: qual o papel da escola nesse contexto?. 8ª Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional. 2017. Disponível em https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/5268
SANTOS, Terezinha Oliveira; LUCAS, Carlos Henrique. E NÃO SOU EU UMA CRIANÇA?: TRABALHO INFANTIL, HISTÓRIA E BRASIL PROFUNDO. Momento-Diálogos em Educação, v. 28, n. 2, p. 106-123, 2019. Disponível em https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9509
SOUSA, Cirlene Cristina de; IZAÚ, Vitória Régia. Escrevivências de alunas negras: construções e resistências na escola. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 6, n. 3, 2017. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48114
ZAMBRANA, Ruth E.; MACDONALD, Victoria-Maria. Staggered inequalities in access to higher education by gender, race, and ethnicity. Emerging intersections: Race, class, and gender in theory, policy, and practice, p. 73-100, 2009. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/287549171_Staggered_inequalities_in_access_to_higher_education_by_gender_race_and_ethnicity
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).