JOVENS MENINAS NEGRAS E A EXCLUSÃO ESCOLAR: A AUSÊNCIA DA INTERSECCIONALIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
Resumen
A temática que envolve racismo, patriarcalismo e classismo em uma perspectiva interseccional, considera que essas opressões não se manifestam sozinhas, mas que se entrelaçam formando sistemas de opressões. Esse assunto tem sido pouco considerado nas políticas de educação, visto que essas políticas não ponderam um entrelaçamento ao tratar sobre machismo e racismo, pois esses são eixos abordados separadamente por quem elabora as políticas de educação. Com isso, a pesquisa utilizará a abordagem qualitativa, junto ao método da interseccionalidade criada por Crenshaw (2002), pois ela permite ir além de uma abordagem das desigualdades de classe social e mostra outros sistemas de opressões sociais, tais como patriarcado e racismo. A teoria Histórica Dialética também será usada, pois de acordo com Minayo (2008) a mesma possibilita uma visão de mundo crítica permitindo desvendar as contradições postas na realidade estudada, sendo esta do tipo exploratório e baseados em pesquisas bibliográficas, documental e de campo.
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