SEMENTES DO AMANHÃ

Palavras-chave: Educação Não-formal. Educação Musical. Inclusão Social.

Resumo

O texto tem como objetivo compreender quais são as ações educativas desenvolvidas por uma instituição de educação não-formal, localizada na cidade do Recife, que acolhe crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Dentre as ações, o estudo foca o grupo musical Sementes do Amanhã e as concepções de educação do professor em suas práticas de educação musical voluntária, realizadas na instituição. O trabalho mostra que as crianças aprendem no convívio, mais que teoria e prática musical e levam para a vida a construção de relações sociais, o estreitamento de laços afetivos e a possibilidade de sonhar e transformar realidades.

Biografia do Autor

Alexandre César e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Especializando em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduação em Tecnólogo em Fotografia pela Faculdade de Olinda (Focca).  Graduação em Produção Fonográfica pela Faculdades Integradas Barros Melo. Atualmente é Técnico em Som da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria Betânia e Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Artes Plásticas/Licenciatura. Graduada em Filosofia pela UFPE. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. 

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Publicado
2022-02-16
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos