SEMENTES DO AMANHÃ
Abstract
O texto tem como objetivo compreender quais são as ações educativas desenvolvidas por uma instituição de educação não-formal, localizada na cidade do Recife, que acolhe crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Dentre as ações, o estudo foca o grupo musical Sementes do Amanhã e as concepções de educação do professor em suas práticas de educação musical voluntária, realizadas na instituição. O trabalho mostra que as crianças aprendem no convívio, mais que teoria e prática musical e levam para a vida a construção de relações sociais, o estreitamento de laços afetivos e a possibilidade de sonhar e transformar realidades.
References
FERRARI, Monia de Melo. A migração nordestina para São Paulo no segundo governo Vargas (1951-1954) - Seca e desigualdades regionais. 2005. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Edição. São Paulo. Paz e Terra. 1996.
GASPAR, Lúcia. Fundação Joaquim Nabuco. Recife, 2020.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, educador(a) e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p.27-38, jan/mar, 2006.
GOMES, Adriana. Os impressos e a criminalização do espiritismo no Código Penal de 1890: os debates retóricos em periódicos do Rio de Janeiro, 2015. Disponibilidade em https://www.bn.gov.br/producao/documentos/impressos-criminalizacao-espiritismo-codigo-penal-1890 Acesso em 11 mar.2021.
KREUTZ, Katia. Hollywood: da Era de Ouro aos Blockbusters. Disponibilidade em https://www.aicinema.com.br/hollywood-da-era-de-ouro-aos-blockbusters/ Acesso em: 11 mar.2021.
LIMA, Vânia Mara Alves. A documentação audiovisual. Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I[S.l: s.n.], p. 190 , 2016. Disponibilidade em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica /002749728.pdf > Acesso em: 11 mar.2021.
LISBOA, Anna Carla Luz. O processo de documentação pedagógica em uma experiência formativa na educação infantil: um olhar para a dimensão estética. 2019. Dissertação. (Mestrado em Educação). Unisul. Disponibilidade em http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/8083 > Acesso em: 03 mar.2020.
MACALINI, Edson Rodrigues. O ensino de artes nas ong’s: fatores históricos que implementaram as parcerias entre setor público e privado. Revista Educação, Artes e Inclusão, Volume 6, número 2, Ano 2012, p.1-11.
MUNIZ, Ricardo. Espiritismo era crime no Código Penal de 1890, punido com até seis meses de prisão. Disponibilidade em http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1554393-5603,00-ESPIRITISMO+ERA+ CRIME+NO+CODIGO+PENAL+DE+PUNIDO+COM+ATE+MESES+DE+PRISAO.ht ml > Acesso: em 11 mar.2020.
RIEDO, Cássio Ricardo Fares. Dicas para a criação de roteiros curtos. 2018a. Disponibilidade em https://www.blogs.unicamp.br/apedra/2018/08/30/dicas-para-a-criacao-de-roteiros-curtos/#targetText=No%20post%20anterior%2C%20foram%20apresentados,elemento %20utilizado%20na%20produ%C3%A7%C3%A3o%20audiovisual%E2%80%9D Acesso em: 02 fev.2020.
RIEDO, Cássio Ricardo Fares. O contexto da roteirização de vídeos educacionais. 2018b. Disponível em < https://www.blogs.unicamp.br/apedra/2018/06/05/roteirizacao-contexto/ >
Acesso em: 02 fev.2020.
SOARES, Vinicius. Mapa de Palco, Rider Técnico e Input List: sua banda já possui? Disponível em < https://opalcodigital.com.br/site/mapa-de-palco-rider-tecnico-e-input-list-sua-banda-possui/#:~:text=O%20Mapa%20de%20Palco%20informa,acess%C3%B3rios%20mencionados%20no%20input%20list.&text=Um%20mapa%20bem%20feito%20d%C3% A1,a%20casa%20que%20ir%C3%A1%20tocar > Acesso em: 04 abr.2020.
SPOSITO, Marília Pontes. Juventude e Educação:
interações entre a educação escolar e educação não-formal. Educação e Realidade, n.33(2), p.83-98, jul/dez, 2008.
VERARDI, Cláudia Albuquerque. Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj): uma "Casa" de Pesquisa, Educação e Cultura. Disponibilidade em http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=1158%3Afundacao-joaquim-nabuco-uma-casa-de-cultura-e-educacao&catid=41%3Aletra-f&Itemid=1
Acesso em: 11 mar.2021.
WOJCIECHOWSKI, Mônica. Como Fazer um Roteiro. 2017. Disponível em < https://www.aicinema.com.br/como-fazer-um-roteiro/ > Acesso em: 10 jan.2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).