DICIONÁRIO ESCOLAR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO: ALGUMAS REFLEXÕES

Résumé

Este texto objetiva refletir sobre a subutilização da obra lexicográfica e do gênero verbete em atividades de ensino/aprendizagem do português na Educação Básica brasileira, que o reduz, apenas, a um instrumento regulador de uso da língua. Essa reflexão se justifica para proposituras de práticas pedagógicas que evidenciem o dicionário escolar como um lugar de lições de língua e linguagem e não, exclusivamente, um livro-objeto de consulta léxico-ortográfica. Quanto aos pressupostos teórico-metodológicos, filia-se, em linhas gerais, ao campo da Lexicografia Pedagógica e se configura como um estudo de abordagem qualitativa com objetivos exploratórios. Logo, essa discussão não vai no sentido de mostrar dados ou resultados de uma aplicação, mas sim, trazer reflexões sobre a temática em questão. Como conclusão, acredita-se que esse subaproveitamento está arraigado a um paradigma reducionista de percepção do dicionário como um catálogo de palavras que traz, tão-somente, significados pontuais e a grafia oficial de um vocábulo. Sendo assim, tem-se uma práxis dicionarística na escola seguindo os ditames do acaso e, muitas vezes, do descaso. Portanto, faz-se necessário investir em uma formação docente adequada que possibilite ao professor que atua na Educação Básica um melhor conhecimento para um aproveitamento mais qualificado desse instrumento didático.

Biographie de l'auteur

Pedro Antonio Gomes de Melo, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Doutor em Letras pela Universidade estadual de Maringá (UEM). Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 

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Publiée
2021-08-10