PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL MUNICIPAL: UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE O ALINHAMENTO DO PLANO PLURIANUAL AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO MUNICÍPIO

  • Josivaldo Alves da Silva Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Résumé

O presente artigo tem como refletir sobre o alinhamento do Plano Plurianual ao planejamento estratégico do município, a partir da implementação de instituições e estratégias no âmbito municipal. A reflexão foi realizada por meio de um estudo bibliográfico dos fundamentos teóricos do planejamento estratégico do Município, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. O método empregado foi essencialmente qualitativo, além de uma análise de conteúdo. Os principais resultados da investigação foram: a seleção das estratégias adequadas pelo gestor público municipal contribui para direcionar as ações no sentido de integrar os planejamentos de curto, médio e longo prazo e aproveitar os recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis no município e a participação da comunidade no processo decisório.

Biographie de l'auteur

Josivaldo Alves da Silva, Universidade Estadual do Tocantins - Unitins

Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins-UFT. Especialização em Docência do Ensino Superior. Pós-Graduação MBA em Planejamento e Gestão Empresarial. Graduação em Administração. Prestou serviços de Consultoria Esportiva para as entidades: Colinas Esporte Clube, Intercap Esporte Clube e Tocantins Esporte Clube. Instrutor horista da Secretaria de Planejamento e Gestão de Palmas. Foi Professor celetista da Associação Objetivo de Ensino superior, Professor substituto 40 horas do Instituto Federal do Tocantins Câmpus Palmas, orientador convidado na Especialização em Gestão Pública ou Gestão Pública Municipal do Programa Nacional de Formação em Administração Pública-PNAP/UAB. Atualmente é orientador de bolsista de iniciação científica PIBIC, PIVIC. Consultor da empresa REGRA3 Consultoria Pública e Empresarial. Professor 40 horas Universidade Estadual do Tocantins-Unitins Câmpus Dianópolis.

Publiée
2019-03-01
Rubrique
Artigos