PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A NECESSIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO

Résumé

Este artigo tem como objetivo discutir o planejamento articulado como uma das condições ao ensino colaborativo entre o Segundo Professor de Turma e o professor regente de classe comum. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 35 Segundos Professores de Turma (SPT) que atuam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de escolas estaduais do município pesquisado. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As discussões apontam para a importância de que haja tempo para a efetivação das atribuições do SPT, ou seja, tempo para o planejamento em conjunto, como forma de possibilitar o ensino colaborativo. Destaca-se, como fundamental, observar quais condições são impeditivas para que o trabalho articulado entre todos os envolvidos com os estudantes público-alvo da Educação Especial transforme-se em trabalho colaborativo, possibilitando não apenas acesso destes ao sistema educacional, mas a aprendizagem dos conteúdos curriculares.

Bibliographies de l'auteur

Sandra Michelluzzi, Universidade da Região de Joinville

Mestra em Educação, Universidade da Região de Joinville.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Univille

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville.

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publiée
2022-08-29