PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: A NECESSIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir o planejamento articulado como uma das condições ao ensino colaborativo entre o Segundo Professor de Turma e o professor regente de classe comum. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado a 35 Segundos Professores de Turma (SPT) que atuam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de escolas estaduais do município pesquisado. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. As discussões apontam para a importância de que haja tempo para a efetivação das atribuições do SPT, ou seja, tempo para o planejamento em conjunto, como forma de possibilitar o ensino colaborativo. Destaca-se, como fundamental, observar quais condições são impeditivas para que o trabalho articulado entre todos os envolvidos com os estudantes público-alvo da Educação Especial transforme-se em trabalho colaborativo, possibilitando não apenas acesso destes ao sistema educacional, mas a aprendizagem dos conteúdos curriculares.

Biografía del autor/a

Sandra Michelluzzi, Universidade da Região de Joinville

Mestra em Educação, Universidade da Região de Joinville.

Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Univille

Doutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville.

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

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Publicado
2022-08-29