QUE ÁFRICA É ESSA ESTUDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL? UM ESTUDO DE CASO

Résumé

Este artigo pretende contribuir para um novo momento na formulação de políticas de combate à discriminação etnorracial na educação. Dizemos novo porque parte do princípio de estimular professores(as) a serem pesquisadores(as) em suas salas de aula. Ele é fruto de um projeto interdisciplinar realizado no final do ano de 2019. Nesse sentindo, surgiu um desejo coletivo entre os docentes de História e os discentes de 6º ao 9º do Ensino Fundamental dos Anos Finais, em investigar os conteúdos de uma coleção de livros didáticos de uma escola de rede pública e analisar a Lei n. 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, enquanto efetivação em sala de aula. Esperamos que, ao emergirem nesse texto, tragam consigo um encantamento oriundo de uma fonte de novidades e partilhamos esse projeto que pode ser feito em qualquer instituição da educação básica.

Biographie de l'auteur

José Luiz Xavier Filho, Prefeitura Municipal da Lagoa dos Gatos (PE)

Mestre em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas (UPE). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (IPEMIG). Especialista Ensino de História (UNIFAVENI). Licenciado em História (UPE). Graduando em Licenciatura em Sociologia (UNIFAVENI). Professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE. Professor de História do quadro efetivo da rede estadual da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE).

Références

BITTENCOURT, Circe Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado em História Social, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1993.
___________. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEF, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF. 1998. Ensino de quinta a oitava séries.

CAMERA, Augusto; FABIETTI, Renato. Elementi di Storia 1: dal XIV al XVII secolo. 4ª ed. Bolgna: Zanichelli, 1997.

COUTINHO, Ana Cecília Porto Cunha et al. Raça, etnia e a escola: possibilidades de Implementação da Lei 10.639/03. Cadernos de Pedagogia, ano 2, v. 2, n. 4, ago.-dez./2008, p. 74-85.

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato Pinto. Ancestrais: uma introdução à história da África Atlântica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005, p. 19.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: perspectiva, 2017.


RODRIGUES, Jaime. África, uma sociedade mais feliz do que a nossa: escravos e senhores transitórios nas redes do tráfico negreiro. In: Projeto História. São Paulo: EDUC, n. 27, jul./dez. 2003.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007.
Publiée
2023-09-20
Rubrique
Artigos