QUE ÁFRICA É ESSA ESTUDADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL? UM ESTUDO DE CASO
Abstract
Este artigo pretende contribuir para um novo momento na formulação de políticas de combate à discriminação etnorracial na educação. Dizemos novo porque parte do princípio de estimular professores(as) a serem pesquisadores(as) em suas salas de aula. Ele é fruto de um projeto interdisciplinar realizado no final do ano de 2019. Nesse sentindo, surgiu um desejo coletivo entre os docentes de História e os discentes de 6º ao 9º do Ensino Fundamental dos Anos Finais, em investigar os conteúdos de uma coleção de livros didáticos de uma escola de rede pública e analisar a Lei n. 10.639/2003, que versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, enquanto efetivação em sala de aula. Esperamos que, ao emergirem nesse texto, tragam consigo um encantamento oriundo de uma fonte de novidades e partilhamos esse projeto que pode ser feito em qualquer instituição da educação básica.
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