A arte de contar histórias: uma abordagem a partir de uma experiência do PIBID

  • Tatiane da Silva França UFT
  • Maria Edivângela Silva UFT

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise acerca das práticas de linguagem trabalhadas nas séries iniciais, com ênfase no 2º Ano que é a turma analisada no que diz respeito à formação do aluno para a alfabetização e o letramento, tomando como base as vivências de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins UFT. O trabalho pedagógico dos alunos bolsistas envolveram as práticas de leitura e escrita no contexto escolar diante de investigações e intervenções sobre este tema. Este estudo se configura na assertiva de refletir sobre a importância do programa e sua efetividade na escola a partir de uma cultura de diálogo por meio das ações integrativas a serem realizadas entre os bolsistas. Também indica reflexões para uma melhor formação de professores e construção de saberes, partindo não apenas de vivências e trocas de experiências, mas também, por meio de leituras sobre as práticas didáticas. Enfatizamos, com isso, a importância de o programa provocar a imersão dos estudantes das licenciaturas no contexto escolar.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva França, UFT
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins(2013).
Maria Edivângela Silva, UFT
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Regional do Cariri (2003). É especialista em Ensino de Língua Portuguesa. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com financiamento pelo CNPQ. Tem experiência docente na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente na área de Análise do Discurso na Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora da Rede Municipal de Educação de Palmas - TO. Atua na educação municipal como gestora escolar na área de Educação do Campo, planejamento e projetos educacionais com implantação da escola de Tempo Integral. Desenvolveu, no Serviço Social do Comércio, trabalhos com formação de professores e acompanhamento pedagógico em âmbito estadual.
Publicado
2015-08-31
Seção
Artigos