A arte de contar histórias: uma abordagem a partir de uma experiência do PIBID
Abstract
Este trabalho apresenta uma análise acerca das práticas de linguagem trabalhadas nas séries iniciais, com ênfase no 2º Ano que é a turma analisada no que diz respeito à formação do aluno para a alfabetização e o letramento, tomando como base as vivências de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins UFT. O trabalho pedagógico dos alunos bolsistas envolveram as práticas de leitura e escrita no contexto escolar diante de investigações e intervenções sobre este tema. Este estudo se configura na assertiva de refletir sobre a importância do programa e sua efetividade na escola a partir de uma cultura de diálogo por meio das ações integrativas a serem realizadas entre os bolsistas. Também indica reflexões para uma melhor formação de professores e construção de saberes, partindo não apenas de vivências e trocas de experiências, mas também, por meio de leituras sobre as práticas didáticas. Enfatizamos, com isso, a importância de o programa provocar a imersão dos estudantes das licenciaturas no contexto escolar.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).