ENSINO DA ARTE NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS

Palavras-chave: Ensino de Arte. Escola. Ana Mae Barbosa. História.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o ensino de Arte em escolas brasileiras no século XX, segundo formulações de Ana Mae Barbosa. O intuito é examinar os desafios e conquistas realizados pelos mobilizadores, artistas e professores (arte-educadores). Por isso, torna-se necessário compreender as condições históricas e sociais das políticas educacionais em Arte, desde sua implantação na década de 1970, até os dias atuais, em relação à Educação Pública. Nessa reflexão não nos furtaremos a considerar a relevância da disciplina na formação do indivíduo expressivo e crítico. Para tanto, se faz necessário compreender as literaturas em História da Educação e História da Arte.

Biografia do Autor

Tayene Elize Mação, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da rede privada de ensino no município de Maringá-PR.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). Docente do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Paulo Lopes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

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Publicado
2022-05-17