ENSINO DA ARTE NO BRASIL: REFLEXÕES HISTÓRICAS
Abstract
Este artigo tem por objetivo analisar o ensino de Arte em escolas brasileiras no século XX, segundo formulações de Ana Mae Barbosa. O intuito é examinar os desafios e conquistas realizados pelos mobilizadores, artistas e professores (arte-educadores). Por isso, torna-se necessário compreender as condições históricas e sociais das políticas educacionais em Arte, desde sua implantação na década de 1970, até os dias atuais, em relação à Educação Pública. Nessa reflexão não nos furtaremos a considerar a relevância da disciplina na formação do indivíduo expressivo e crítico. Para tanto, se faz necessário compreender as literaturas em História da Educação e História da Arte.
References
BARBOSA, Ana M. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. Estud. av., São Paulo, v.3, n.7, p.170-182, 1989.
______. Arte-Educação no Brasil.7ªed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
______. Ensino da Arte e do Design no Brasil: unidos antes do Modernismo. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 8, n. 2, p. 143 – 159, 2015.
BATISTA, Flóida Moura Rocha Carlesso. Trajetória da disciplina de Arte e a Formação do Professor. Anais do III Simpósio Gênero e Políticas Públicas, ISSN 2177-8248. GT 8 - Gênero e Educação: reflexões sobre materiais didáticos, práticas e representações. Universidade Estadual de Londrina, 2014.
BRASIL. Lei Federal nº 5692. Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/08/1971, Página 6377 (Publicação Original), 1971.
______. Lei Federal nº 9394. Diário Oficial da União – 20/12/1996, 1996.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em:
COSTA, Everaldo Batista. A paisagem barroca como memória estética nacional. Finisterra - Revista Portuguesa de Geografia, Lisboa, n. 103, p. 68-87, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
JÚNIOR, Guilherme Simões Gomes. Paisagem, graça e sentimento do belo: Winckelmann, Chateaubriand e Girodet. Revista USP,ano 12, nº 23, p. 80-103, 2014.
LEÃO, Raimundo Matos de. A Arte no espaço educativo. In: Parágrafo Aberto. Disponível em: http://caracol.imaginario.com/paragrafo_aberto/rml_arteduca.html. Acessado em Janeiro de 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012.
MENDES, Claudinei M. M. A importância da pesquisa de fontes para os estudos históricos. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 33, n. 2, p. 205-209, 2011.
MINERINI NETO, José. Abordagens triangulares: reflexões sobre a aprendizagem triangular da arte. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 258-268, 2017.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
OLIVEIRA, Terezinha. Projeto Político Pedagógico e Currículo: um olhar sobre a educação. Pós-graduação - docência no Ensino Superior. Maringá, junho de 2017.
SANTOS, Marismênia Nogueira. O pensamento educacional de Dermeval Saviani: trabalho, educação e os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. I JOINGG – Jornada Internacional de Estudos e Pesquisas em Antonio Gramsci. Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, 2016 – Fortaleza/CE.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).