EDUCAÇÃO, CORPO E VIDEODANÇA: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DANÇA COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Résumé

Na era da ubiquidade digital, a comunicação mediada por avançadas tecnologias de informação tem transformado significativamente as relações de ensino e aprendizagem no ambiente escolar no século 21. A partir de uma análise do estado do conhecimento sobre processos de ensino-aprendizagem em dança, o objetivo desta pesquisa qualitativa é descrever e sistematizar os estudos sobre as relações entre o corpo, a educação e o ensino da dança com mediação tecnológica. Os objetos empíricos desta investigação são as teses e dissertações dos programas de pós-graduação de universidades brasileiras, além de artigos científicos brasileiros, coletados no Scientific Electronic Library On-Line (Scielo), no período compreendido entre 2000 e 2019. Foram inventariadas 29 unidades documentais que se enquadraram nos parâmetros da análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin (2002). Esperamos que nosso estudo contribua para o mapeamento das investigações atuais sobre o tema, ainda pouco explorado na área da Educação no Brasil.

Bibliographies de l'auteur

Cristiane Wosniak, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação e Linguagens. Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná. 

Erika Kraychete Alves, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – linha de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Bolsista CAPES.

Mônica Schreiber, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – linha de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs).

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Publiée
2022-08-09
Rubrique
Artigos