IDEOLOGIAS (RACIO)LINGUÍSTICAS ACIONADAS POR ESTUDANTES DE INGLÊS EM UM CURSO DE EXTENSÃO

Résumé

Neste artigo, mobilizo fragmentos do material empírico problematizado em minha dissertação (ALMEIDA, 2017) com o propósito de lançar inteligibilidade às ideologias (racio)linguísticas forjadas pelxs participantes de um curso de extensão cujo objetivo era oportunizar o debate, em inglês, de temas que emergissem de suas sugestões. As frentes epistemológicas presentes neste trabalho estão pautadas em estudos hodiernos sobre ideologias (racio)linguísticas (ALIM, 2016; KROSKRITY, 2004; MELO, 2019; ROSA; FLORES, 2015, 2017; ROTH-GORDON, 2016; WOOLARD, 1998) e indexicalidade (BLOMMAERT, 2006; FREITAS; MOITA LOPES, 2018; MELO, 2019; MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2018) como construtos teórico-analíticos em movimento. Devido à gama de assuntos problematizados no curso de extensão e com vistas ao aprofundamento das discussões teórico-analíticas ora apresentadas, concentrarei meus esforços em um único tema – Professions. A análise do material empírico, gerado a partir das interações ocorridas nos encontros gravadas em áudio e video e das reflexões escritas pelxs participantes ao término das discussões, aponta como as ideologias raciolinguísticas a respeito de profissões foram acionadas pelxs participantes a partir de diferentes recursos semióticos e se apresentavam incrustadas com outras categorias como as de gênero, sexualidade e classe social.

Biographie de l'auteur

Ricardo Regis de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e Licenciado em Letras - Português/Inglês e suas respectivas Literaturas (2014) pela mesma instituição. Membro do grupo de pesquisa Transição. 

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Publiée
2021-06-28