IDEOLOGIAS (RACIO)LINGUÍSTICAS ACIONADAS POR ESTUDANTES DE INGLÊS EM UM CURSO DE EXTENSÃO
Abstract
Neste artigo, mobilizo fragmentos do material empírico problematizado em minha dissertação (ALMEIDA, 2017) com o propósito de lançar inteligibilidade às ideologias (racio)linguísticas forjadas pelxs participantes de um curso de extensão cujo objetivo era oportunizar o debate, em inglês, de temas que emergissem de suas sugestões. As frentes epistemológicas presentes neste trabalho estão pautadas em estudos hodiernos sobre ideologias (racio)linguísticas (ALIM, 2016; KROSKRITY, 2004; MELO, 2019; ROSA; FLORES, 2015, 2017; ROTH-GORDON, 2016; WOOLARD, 1998) e indexicalidade (BLOMMAERT, 2006; FREITAS; MOITA LOPES, 2018; MELO, 2019; MOITA LOPES; FABRÍCIO, 2018) como construtos teórico-analíticos em movimento. Devido à gama de assuntos problematizados no curso de extensão e com vistas ao aprofundamento das discussões teórico-analíticas ora apresentadas, concentrarei meus esforços em um único tema – Professions. A análise do material empírico, gerado a partir das interações ocorridas nos encontros gravadas em áudio e video e das reflexões escritas pelxs participantes ao término das discussões, aponta como as ideologias raciolinguísticas a respeito de profissões foram acionadas pelxs participantes a partir de diferentes recursos semióticos e se apresentavam incrustadas com outras categorias como as de gênero, sexualidade e classe social.
References
ALIM, H. Samy. Introducing Raciolinguistics: Racing Language and Languaging Race in Hyperracial Times. In: ALIM, H. Samy; RICKFORD, John R.; BALL, Arnetha F. (eds.). Raciolinguistics: how language shapes our ideas about race. New York: Oxford University Press, 2016, p. 1-30. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190625696.001.0001
AUTOR, 2017.
BLOMMAERT, Jan. Language Ideology. In: BROWN, K. (ed.). Encyclopedia of Language & Linguistics, vol. 6, p. 510-522, 2006. https://doi.org/10.1016/B0-08-044854-2/03029-7
BORBA, Rodrigo; LOPES, Adriana Carvalho. Escrituras de gênero e políticas de différance: imundície verbal e letramentos de intervenção no cotidiano escolar. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 21, n. esp., p. 241-285, 2018.
CAMERON, Deborah. Gender and Language Ideologies. In: EHRLICH, Susan; MEYERHOFF, Miriam; HOLMES, Janet (eds.). The Handbook of Language, Gender, and Sexuality. Malden: Wiley-Blackwell, p. 279–296, 2014. https://doi.org/10.1002/9781118584248.ch14
FERREIRA, Aparecida de Jesus. Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012.
FLORES, Nelson; JONATHAN, Rosa. Undoing Appropriateness: Raciolinguistic Ideologies and Language Diversity in Education. Harvard Educational Review, v. 85, n. 2, p. 149-171, 2015. https://doi.org/10.17763/0017-8055.85.2.149
HOELZLE, Maria José. Desestabilizando sociabilidades em uma sala de aula de língua inglesa em uma escola pública. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
KROSKRITY, Paul V. Language Ideologies. In: DURANTI, Alessandro (ed.). A companion to Linguistic Anthropology. Oxford: Blackwell Publishing, p. 496-517, 2004. https://doi.org/10.1002/9780470996522.ch22
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
MATEUS, Eliane; OLIVEIRA, Nilceia Bueno. Estudos Críticos da Linguagem e Formação de Professores/as de Línguas: Contribuições Teórico-Metodológicas. Campinas: Pontes, 2014.
MELO, Glenda Cristina Valim. Anúncios de comercialização de escravos nos séculos XIX e XXI: trajetória textal, entextualizações e ordens indexicais. In: SZUNDY, Paula Tatitane Carréra; TILIO, Rogério; MELO, Glenda Cristina Valim. (Orgs.). Inovações e desafios epistemológicos em Linguística Aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes, p. 229-259, 2019.
MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario Trindade. Foreword. In: PENNYCOOK, Alastair; MAKONI, S. Innovations and challenges in applied linguistics from the global south. Routledge. 2020.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994.
MOITA LOPES, Luiz Paulo. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 13-44.
MOITA LOPES, Luiz Paulo.; FABRÍCIO, Branca Falabella. Desestabilizações queer na sala de aula: táticas de guerrilha e a compreensão da natureza performativa dos gêneros e das sexualidades. In.: PINTO, Joana Plaza.; FABRÍCIO, Branca Falabella (Orgs.). Exclusão social e microresistências: a centralidade das práticas discursivo-identitárias. Goiânia: Cânone editorial, 2013, p. 283-301.
MOITA LOPES, Luiz Paulo; FABRICIO, Branca Falabella. Viagem textual pelo Sul Global: ideologias linguísticas Queer e metapragmáticas translocais. Linguagem em (Dis)curso, v. 18, n. 3, p. 769-784, 2018. https://doi.org/10.1590/1982-4017-180306-do0618
PESSOA, Rosane Rocha. A critical approach to the teaching of English: pedagogical and identity engagement. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 2, p. 353-372, 2014.
https://doi.org/10.1590/S1984-63982014005000005
PESSOA, Rosane Rocha; URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Challenges in critical language teaching. Tesol Quarterly, v. 46, n. 4, p. 753-776, 2012. https://doi.org/10.1002/tesq.46
PESSOA, Rosane Rocha; HOELZLE, Maria José. Ensino de línguas como palco de política linguística: mobilização de repertórios sobre gênero. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 56, n. 3, p. 781-800, 2017. https://doi.org/10.1590/010318138649840291441
ROSA, Jonathan. Looking like a language, sounding like a race: raciolinguistic ideologies and the learning of Latinidad. New York: Oxford University Press, p. 125-176, 2019. https://doi.org/10.1093/oso/9780190634728.001.0001
ROSA, Jonathan; FLORES, Nelson. Unsettling race and language: Toward a raciolinguistic perspective. Language and Society, v. 46, n. 5, p. 621-647, 2017.
https://doi.org/10.1017/S0047404517000562
ROTH-GORDON, Jennifer. From upstanding citizen to North American rapper and back again: the racial malleability of poor male Brazilian youth. In: ALIM, H. Samy; RICKFORD, John R.; BALL, Arnetha F. (eds.). Raciolinguistics: how language shapes our ideas about race. New York: Oxford University Press, p. 51-64, 2016.
https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190625696.003.0003
SABOTA, Barbra. Leitura em língua inglesa: a resolução colaborativa de exercícios de compreensão textual. 2002. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, 2002.
SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Colaboração e crítica na formação de professores/as de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Pedagogia como transgressão: problematizando a experiência de professores/as de inglês com o ensino crítico de línguas. 2012. 285 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Estudos Linguísticos). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012.
URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio. Letramentos queer na formação de professorxs de línguas: complicando e subvertendo identidades no fazer docente. 2018. 285 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
WOOLARD, Kathryn A. Introduction: language ideology as a field of inquiry. In: SCHIEFFELIN, Bambi; WOOLARD, Kathryn A.; KROSKRITY, Paul V. (eds.). Language Ideologies: practice and theory. New York/Oxford: Oxford University Press, p. 3-47, 1998.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).