APRENDIZAGENS VIVENCIADAS POR PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Résumé

A pandemia causada pelo novo Coronavírus reforçou a necessidade de consolidar as discussões relacionadas ao uso crítico-reflexivo da adoção de tecnologias digitais no contexto escolar e, consequentemente, na revisão da abordagem que este tema deve ser tratado no que concerne à formação docente. Por esse ângulo, este estudo, de caráter qualitativo apoiado em estudo de caso múltiplos, buscou investigar os impactos do Ensino Remoto Emergencial no processo de formação dos estudantes do curso de Licenciatura de Matemática por meio de entrevistas realizadas com professores que atuam nestes cursos, tendo como lócus Instituições de Ensino Superior comunitárias e privadas do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, ficou evidente que um fator limitante, e também fonte de insegurança por parte dos docentes, está relacionado à falta da fluência digital, a qual atua como restrição momentânea para a construção/adoção de propostas metodológicas compatíveis com ambiente virtual, o que acaba por fomentar a reprodução das mesmas práticas desenvolvidas no ensino presencial.

Bibliographies de l'auteur

Caroline Tavares de Souza Clesar, Uergs/PUCRS

Mestre em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Computação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Références

ALFARO, Lisandra da Trindade; CLESAR, Caroline Tavares de Souza; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, n. 36, p. 7-21, 2020. Disponível em: . Acesso em 14 jan. 2021.
AMARAL, Eliana; POLYDORO, Soely. Os desafios da mudança para o Ensino Remoto Emergencial na graduação na UNICAMP–Brasil. Linha Mestra, n. 41a, p. 52-62, 2020.
ARAÚJO, Maria Izabel Lopes de. Ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspectivas e práticas. 2019. 426 p. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Educação Matemática), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Minho, 2019.
BARRETO, Raquel Goulart. Novas tecnologias na educação presencial e a distância II. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Unesp, p. 109-118, 2003.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BORBA, M. C.; SILVA, R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES n° 1.302/2001, de 06 de novembro de 2001. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 15, 05 mar. 2002.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Parecer CNE/CP n° 2, de 20 de dezembro de 2019. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil: Seção 1, Brasília, DF, p. 87-90, 11 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 maio 2016.
CARDOSO, Maria Clara Santos do Amaral; FIGUEIRA-SAMPAIO, Aleandra da Silva. Dificuldades para o uso da informática no ensino: percepção dos professores de matemática após 40 anos da inserção digital no contexto educacional brasileiro. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 2, 2019.
CURY, Helena Noronha et al. Formação de Professores de Matemática. Acta Scientiae, v. 4, n. 1, p. 37-42, 2002.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Os 80 anos do primeiro curso de Matemática brasileiro: sentidos possíveis de uma comemoração acerca da formação de professores no Brasil. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n. 55, p. 424-438, 2016.
HODGES, Charles et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. 27 mar. 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2020.
JAVARONI, Sueli Liberatti; ZAMPIERI, Maria Teresa. O Uso das TIC nas Práticas dos Professores de Matemática da Rede Básica de Ensino: o projeto Mapeamento e seus desdobramentos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 29, n. 53, p. 998-1022, 2015.
JAVARONI, S. L.; ZAMPIERI, M. T. Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática: um panorama acerca das escolas públicas do Estado de São Paulo. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KOEHLER, M. J; MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In AACTE (Eds.), The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. (pp. 3-30). New York, NY: MacMillan. 2008.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), p. 1017-1054, 2006.
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia MM; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2 ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti. 3+ 1 e suas (In) Variantes (Reflexões sobre as possibilidades de uma nova estrutura curricular na Licenciatura em Matemática). Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1137-1150, 2012.
MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. 2 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2018.
MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, 2020.
NIESS, Margaret L. A Model for Integrating Technology in Preservice Science and Mathematics Content‐Specific Teacher Preparation. School Science and Mathematics, v. 101, n. 2, p. 102-109, 2001.
NIESS, Margaret L. Preparing teachers to teach science and mathematics with technology: Developing a technology pedagogical content knowledge. Teaching and teacher education, v. 21, n. 5, p. 509-523, 2005.
NIESS, Margaret L. et al. Mathematics teacher TPACK standards and development model. Contemporary issues in technology and teacher education, v. 9, n. 1, p. 4-24, 2009.
NÓVOA, António. O regresso dos professores. Pinhais: Melo, 2011.
PAPERT, S.; RESNICK, M. Technological Fluency, and the Representation of Knowledge. Proposal to the National Science Foundation. MIT MEDIA-Lab, 1995.
PAIVA, R.; TORIANI, S.; LUCIO, V. R. Formação Docente para o uso das Tecnologias Digitais. In: SILVA, E. L. D. Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor. Curitiba: CRV, 2012. p. 105-116.
PENTEADO, M. G.; BORBA, M. C. A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
PERRENOUD, Philippe. A formação dos professores no século XXI. In: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Artmed Editora, 2002. p. 11-34.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Docência em Formação)
PIMENTEL, Mariano; ARAUJO, Renata. #FiqueEmCasa, mas se mantenha ensinando-aprendendo: algumas questões educacionais em tempos de pandemia. SBC Horizontes, mar. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2020.
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia; VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 159-92.
RABELLO, Cíntia Regina Lacerda. Interação e aprendizagem em Sites de Redes Sociais: uma análise a partir das concepções sócio-históricas de Vygotsky e Bakhtin. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 735-760, Sept. 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbla/v15n3/1984-6398-rbla-15-03-00735.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2021.
RODRIGUES, Alessandra. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2020.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research. v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2020.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.
SOUZA, Caroline Tavares de. O ensino de matemática nos anos iniciais em tempos de cibercultura: refletindo acerca da formação do pedagogo. 2017. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SOUZA, Caroline Tavares; GIRAFFA, Lúcia Maria. Exclusão digital: a nova fase da exclusão social. In: V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CRÍTICA, 2019, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas SA, 1987.
VALENTE, José Armando. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 7, n. 12, p. 139-142, Feb. 2003. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2021.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
ZHANG, Wunong et al. Suspending classes without stopping learning: China’s education emergency management policy in the COVID-19 Outbreak. J. of Risk and Financial Management. 2020.
Publiée
2021-07-22