APRENDIZAGENS VIVENCIADAS POR PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavras-chave: Formação de professores de Matemática. Ensino Remoto Emergencial. Prática docente.

Resumo

A pandemia causada pelo novo Coronavírus reforçou a necessidade de consolidar as discussões relacionadas ao uso crítico-reflexivo da adoção de tecnologias digitais no contexto escolar e, consequentemente, na revisão da abordagem que este tema deve ser tratado no que concerne à formação docente. Por esse ângulo, este estudo, de caráter qualitativo apoiado em estudo de caso múltiplos, buscou investigar os impactos do Ensino Remoto Emergencial no processo de formação dos estudantes do curso de Licenciatura de Matemática por meio de entrevistas realizadas com professores que atuam nestes cursos, tendo como lócus Instituições de Ensino Superior comunitárias e privadas do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, ficou evidente que um fator limitante, e também fonte de insegurança por parte dos docentes, está relacionado à falta da fluência digital, a qual atua como restrição momentânea para a construção/adoção de propostas metodológicas compatíveis com ambiente virtual, o que acaba por fomentar a reprodução das mesmas práticas desenvolvidas no ensino presencial.

Biografia do Autor

Caroline Tavares de Souza Clesar, Uergs/PUCRS

Mestre em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Computação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

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Publicado
2021-07-22