A CULTURAL DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA NO SUDESTE PARAENSE: PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DA MÍDIA LITERACY
Résumé
Este artigo é um recorte da pesquisa em andamento para o mestrado do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e sociedades na Amazônia -PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA, que tem como objetivo estudar a cultura digital na escola pública EEEM Macário Dantas, sendo a media literacy e a multimodalidade ênfases a partir dos eixos: tecnologia e sociedade, cidadania e letramento digital. A base teórica da pesquisa está alicerçada no conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy (2010) na teoria do poder da comunicação de Manuel Castells (2015) e na abordagem culturalista do uso da mídia de Bauer (2011). A pesquisa é qualitativa com abordagem interdisciplinar, o método utilizado foi a observação in lócus, neste caso, o lócus foram os grupos de Whatzapp: 1) da coordenação pedagógica, buscando acompanhar a dinâmica da escola na transição do ensino presencial para o ensino remoto. 2) grupos de Whatsapp que funcionaram como salas de aula, com o objetivo de analisar o uso da multimodalidade da linguagem da mídia por professores e alunos. A pesquisa poderá contribuir para reflexões sobre como a escola no seu papel de promover acesso ao conhecimento, está realizando práticas educativas que promovam o letramento digital das juventudes do ensino médio. A pesquisa poderá constituir-se em instrumento fomentador de políticas no sudeste do Pará voltadas para a formação continuada de professores em media literacy e inclusão digital das juventudes.
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