A CULTURAL DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA NO SUDESTE PARAENSE: PROTAGONISMO JUVENIL NA PERSPECTIVA DA MÍDIA LITERACY
Abstract
Este artigo é um recorte da pesquisa em andamento para o mestrado do Programa de Pós Graduação em Dinâmicas Territoriais e sociedades na Amazônia -PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA, que tem como objetivo estudar a cultura digital na escola pública EEEM Macário Dantas, sendo a media literacy e a multimodalidade ênfases a partir dos eixos: tecnologia e sociedade, cidadania e letramento digital. A base teórica da pesquisa está alicerçada no conceito de inteligência coletiva de Pierre Lévy (2010) na teoria do poder da comunicação de Manuel Castells (2015) e na abordagem culturalista do uso da mídia de Bauer (2011). A pesquisa é qualitativa com abordagem interdisciplinar, o método utilizado foi a observação in lócus, neste caso, o lócus foram os grupos de Whatzapp: 1) da coordenação pedagógica, buscando acompanhar a dinâmica da escola na transição do ensino presencial para o ensino remoto. 2) grupos de Whatsapp que funcionaram como salas de aula, com o objetivo de analisar o uso da multimodalidade da linguagem da mídia por professores e alunos. A pesquisa poderá contribuir para reflexões sobre como a escola no seu papel de promover acesso ao conhecimento, está realizando práticas educativas que promovam o letramento digital das juventudes do ensino médio. A pesquisa poderá constituir-se em instrumento fomentador de políticas no sudeste do Pará voltadas para a formação continuada de professores em media literacy e inclusão digital das juventudes.
References
BAUER, Thomas A. O valor público da Media Literacy. Líbero – São Paulo – v. 14, n. 27, p. 9-22.Tra. José Augusto Mendes Lobato. jun. de 2011.
BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de corona vírus. Disponível no endereço eletrônico: https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/. Acesso em 02 de junho de 2020.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9. 394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 30 de novembro de 2020.
BRASIL Ministério da Educação. Resolução n.º 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC , 2018b. Disponível em: Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/resources/downloads/pdf/dcnem.pdf Acesso em: 1º de março de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução nº 3 de 21 de novembro de 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CASTELLS, M. O poder da comunicação. Trad. Vera Lúcia Mello Joscelyne. 1º ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2015.
BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, v. 35, n. 3, pp. 37-58. Set/dez. 2010. Disponível em: Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização (redalyc.org). Acesso em setembro de 2020.
CATELLS, M. "a comunicação em rede está revitalizando a democracia". Revista Fronteiras do Pensamento.https://www.fronteiras.com/entrevistas/manuel-castells-a-comunicacao-em-rede-esta-revitalizando-a-democracia . 03 de outubro de 2020.
______. A galáxia da internet. Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza. de A. Borges, ZAHAR. 2001.
CETIC- Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Disponível em: https://cetic.br/pt/sobre/. Acesso em fevereiro de 2021
COPOBIANCO, L. Comunicação e literacia digital na internet. Estudo Etnográfico e Análise Exploratória de Dados do Programa de Inclusão Digital Acessa SP –PONLAINE.2010. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo –SP. 2010.
FAZENDA, I. C. A. (org.). Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
KENSKI, I. M. Educação e tecnologias, o novo ritmo da informação. 8ª ed. Capinas, SP. Papirus. 2012.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. 2ª ed. São Paulo: Editora 34. 2010.
______. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 1999
MARTINO, L; Mauro Sá; MENEZES, J. E. O. Media Literacy: competências midiáticas para uma sociedade midiatizada. Líbero – São Paulo – v. 15, n. 29, p. 9-18, jun. de 2012.
MEC/SEB. Atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Subsídios. Brasília, 2011.
MORAN, J. Metodologias ativas em sala de aula. Revista Pátio ensino Médio. Ano 10. N. 39. Dezembro 2018/fevereiro 2019.
PERUJO, S. F. Pesquisar no labirinto: a tese de doutorado, um desafio possível. Trd. Marco Marcionilio. São Paulo. Editorial, 2011.
PORFÍRIO, F. "Geração Z"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/geracao-z.htm. Acesso em: 11 de dezembro de 2020
PRENSKY, M. Nativos Digitais Imigrantes Digitais. De On the Horizon. NCB –
University Press, vol. 9, n. 05, out 2001. Disponível em: https://colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2020.
SAUTU, R; BONIOLO, P; DALLE, P; ELBERT, R. Manual de metodología: Construccipon de marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología. Buenos Aires: Prometeu, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).