FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ATUAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR: DESAFIOS DO CONTEXTO
Résumé
O presente estudo objetiva refletir sobre a formação de professores para atuação em ambiente hospitalar considerando os desafios do contexto. A metodologia segue a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa documental que em diálogo teórico adentra a formação de professores para a atuação no ambiente hospitalar. Busca-se a compreensão dos fenômenos de formação docente e do processo educacional da criança hospitalizada, movimento que oportuniza a percepção da simultaneidade e as interações entre os elementos pesquisados. No desenvolvimento do estudo evidencia-se a necessidade de uma formação específica que dê condições ao professor de atuação no ambiente do hospital, no intuito de minimizar no educando as dificuldades ocasionadas pelas imposições provocadas pela doença e o descompromisso social durante a sua permanência no hospital. Reconhecer o direito à educação da criança em tratamento hospitalar perpassa necessariamente por valorizar o professor e o seu processo de formação.
Références
ARTIOLI ROLIM, C. L. Educação hospitalar: uma questão de direito. Rev. Actual. Investig. Educ, San José, v. 19, n. 1, p. 700-719, Abr. 2019. Disponível em: < https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1409-47032019000100700&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 15 dez. 2020.
BARROS, A. S. S. e. Contribuições da educação profissional em saúde à formação para o trabalho em classe hospitalares. In: Educação da Criança Hospitalizada: as várias faces da pedagogia no contexto hospitalar. Campinas, Caderno CEDES, v. 27, n. 73. set./dez. 2007.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC-SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar – estratégias e orientações. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia. Diário Oficial da União, parecer CNE/CP n. 03/2006, publicado em: 15 de maio de 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.716 de 24 de setembro de 2018 - Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Brasília: MEC, 2018.
CAIADO, K. R. M. O Trabalho Pedagógico no Ambiente Hospitalar: um espaço em construção. In: BAUMEL, R. C. R. C.; RIBEIRO, M. L. S. (Org.) Educação Especial: do querer ao fazer. Avercamp. São Paulo, 2003, p. 71-79.
CECCIM, R. B. Classe hospitalar: buscando padrões referenciais de atendimento pedagógico-educacional à criança e ao adolescente hospitalizado. Revista Integração, Brasília, v. 9, n. 21, p. 31-40, 1999.
COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar na região Norte do Brasil: construção de direito. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 12, n. 29, p. 247-262, 13 jun. 2019. Disponível em: < https://www.revista.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9041>. Acesso em: 15 nov. 2020.
COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar: atendimento educacional à criança em tratamento de saúde. Educação & Formação, v. 5, n. 3, p. e2098, 27 jul. 2020. Disponível em: < https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2098>. Acesso em: 19 dez. 2020.
FONSECA, E. S. da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2003.
FONSECA, E. S. da. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MAITO, V. M. Tecendo relações entre formação de professores, paradigmas educacionais e a atuação no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde. In: MATOS,Elizete Lucia Moreira; FERREIRA, Jacques de Lima (orgs). Formação pedagógica para o atendimento escolar em tratamento de saúde: redes de possibilidades on line. Petrópolis, RJ, 2013, p. 40-58
MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. M. T. de F. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MENEZES, C. V. A. de. Rumos de uma política pública. In: MATOS, E. L. M. (Org.). Escolarização hospitalar: Educação e saúde de mãos dadas para humanizar. 3ª ed. p. 23-51, Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
ORTIZ, L. C. M.; FREITAS, S. N. Classe hospitalar: um olhar sobre sua práxis educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 70-78, Jan/Dez, 2001.
ORTIZ, L. C. M.; FREITAS, S. N. O Currículo da Classe Hospitalar Pioneira no Rio Grande do Sul. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 39, n. 2, p. 595-616, abr./jun. 2014.
PAULA, E. M. A. T. de. A universidade e a experiência em educação no contexto hospitalar: formação profissional e humana. In: MATOS, Elizete Lucia Moreira, TORRES, Patrícia Lupion. Teoria e Prática na Pedagogia Hospitalar: novos cenários, novos desafios. Curitiba: Editora Champagnat, 2010, p. 71-87.
ROLIM, C. L. A. A criança e sua relação com o aprender: experiências em ambiente hospitalar. XI Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, pág. 27782-27789, set. 2013, Curitiba-PR. Disponível em:
ROLIM, C. L. A. A escola no hospital: o direito de ser aluno entre alunos. Revista Espacios, Caracas, v. 39, n. 30, p. 12-18, 2018.
ROLIM, C. L. A. Entre escolas e hospitais: o desenvolvimento de crianças em tratamento hospitalar. Pro-Posições, Campinas, v. 26, n. 3, p. 129-144, Dez. 2015. Disponível em:
SALDANHA, G. M. M. M.; SIMÕES R. R. Educação Escolar Hospitalar: o que mostram as pesquisas? Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 19, n. 3, p. 447-464, Jul./Set., 2013.
SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. A. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada de professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5, 2005, Recife. Anais ...Brasília, DF: Fórum Brasileiro de Economia Solidária, 2005. Disponível em:
SOUZA Z. S.; ROLIM, C. L. A. As Vozes das Professoras na Pedagogia Hospitalar: descortinando possibilidades e enfrentamentos. Rev. Bras. Educ. Espec. [Internet]. 2019 25(3), 403-20. Disponível em:
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).