FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A ATUAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR: DESAFIOS DO CONTEXTO

Abstract

O presente estudo objetiva refletir sobre a formação de professores para atuação em ambiente hospitalar considerando os desafios do contexto. A metodologia segue a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa documental que em diálogo teórico adentra a formação de professores para a atuação no ambiente hospitalar. Busca-se a compreensão dos fenômenos de formação docente e do processo educacional da criança hospitalizada, movimento que oportuniza a percepção da simultaneidade e as interações entre os elementos pesquisados. No desenvolvimento do estudo evidencia-se a necessidade de uma formação específica que dê condições ao professor de atuação no ambiente do hospital, no intuito de minimizar no educando as dificuldades ocasionadas pelas imposições provocadas pela doença e o descompromisso social durante a sua permanência no hospital. Reconhecer o direito à educação da criança em tratamento hospitalar perpassa necessariamente por valorizar o professor e o seu processo de formação.

Author Biographies

Zilmene Santana Souza, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Tocantins. 

Jaqueline Mendes Costa, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Educação, Universidade Federal do Tocantins. 

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação, Universidade Federal do Tocantins. 

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Published
2021-07-22