RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONFORMAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR SOCORRISTA
Résumé
Este texto é parte de uma pesquisa que objetivou desvelar o projeto político-pedagógico que subjaz a residência para a formação de professores no Brasil, cuja expressão mais desenvolvida é o Programa Residência Pedagógica (PRP). Contou com um exercício exploratório de seleção e análise bibliográfica e de documentos, relacionada a temática mais ampla da formação docente e, específica, referente a alguma experiência de residência. Com base na análise dos dados, foi possível perceber o PRP como parte de uma proposta de formação hegemônica que, no Brasil, materializa-se com a Política Nacional de Formação de Professores e normativos que a complementam. Tal projeto político-pedagógico reflete as recomendações internacionais para a formação docente no Brasil, reforçando a predileção pelo treinamento e pelo caráter técnico de atuação do magistério. O resultado é a formação de um profissional competente, treinado, flexível e assumidamente comprometido com a resolução de problemas imediatos da escola, o professor socorrista.
Références
tas/index.php/orgdemo/article/view/455. Acesso em: 20 jul. 2020.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14132478201
8000100280&lng=p&nrm=iso. Acesso em: 21 set. 2020.
BRASIL. Política Nacional de Formação de Professores. Brasília – DF: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74041-formacaoprofessor-final-18-10-17-pdf/file. Acesso em: 19 nov. 2019.
BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. PROFESSORES EXCELENTES: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2014.
CAPES. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: CAPES, 2018a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2018.
CAPES. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: CAPES, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018Portaria_n_38Institui_RP.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
CRUZ, Shirleide P.; SILVA, Katia A. C. Pinheiro da. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos em Educação, ABNT, v. 27, n. 2, p. 227-247, ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 21 nov. 2019.
ELACQUA, Gregory et al. PROFISSÃO PROFESSOR NA AMÉRICA LATINA: por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo? Washington: BID, 2018.
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. Roteiro de trabalho do minicurso oferecido durante a 31ª Reunião Anual da Anped [GT15: Educação Especial]. Caxambu, MG, 19-22 out. 2008.
EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2014.
FARIA, Juliana Batista; Diniz-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista De Educação Pública, 28(68), 333-356, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393.
Acesso em: 13 set. 2020.
FOSTER, John Bellamy. Educação e a crise estrutural do capital: o caso dos Estados Unidos. Educação, Marxismo e Emancipação Humana, v. 31 n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n1p85. Acesso em: 26, jan.2021.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 85, p. 1095-1124, dezembro, 2003.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. In:___ Maquiavel, a política e o Estado moderno, p. 375-413. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008
KOSIK, Karel. O Indivíduo e a História. Lavra Palavra, 1968. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2019/08/21/o-individuo-e-a-historia/. Acesso em: 04 jul. 2020.
KUENZER. Competência como Práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 30, 2004.
MARX, Karl. O Capital (livro I). 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In:_____Obras escolhidas. Moscovo: Edições Progresso; Lisboa: Edições “Avante!”, 1982. Disponível em: https://www.marxists.org/português/marx/1845/tesfeuer.htm. Acesso em: 04 jul. 2020.
MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública. Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 21, n. 47, p. 505-523, jul., 2012. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1764. Acesso em: 21 nov. 2019.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Perspec., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 98-110, mar., 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9807.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
MELLO, Guiomar Namo de; REGO, Teresa Cristina. Formação de Professores na América Latina e Caribe: a busca por inovação e eficiência. In:____Maestros en América Latina: nuevas perspectivas sobre su formación y desempeño (PREAL). 2004. Disponível em: https://www.thedialogue.org/wp-content/uploads/2016/03/2004-Maestros-en-America-Latina-Nuevas-Perspectivas-sobre-su-FormacionyDesempeno
.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.
MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2012.
SHIROMA, Eneida Oto. O eufemismo da profissionalização. In:____Iluminismo às Avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SHIROMA, Eneida Oto. Política de Profissionalização, aprimoramento ou desintelectualização do professor? Rev. Intermeio, Campo Grande, MS, v. 9, n. 17, p. 64-83, 2003a.
ZEICHNER, Ken. Entendendo a emergência e o rápido crescimento dos programas de residência docente nos EUA. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 187-197, jan-abr., 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).