RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CONFORMAÇÃO DOCENTE E A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR SOCORRISTA
Abstract
Este texto é parte de uma pesquisa que objetivou desvelar o projeto político-pedagógico que subjaz a residência para a formação de professores no Brasil, cuja expressão mais desenvolvida é o Programa Residência Pedagógica (PRP). Contou com um exercício exploratório de seleção e análise bibliográfica e de documentos, relacionada a temática mais ampla da formação docente e, específica, referente a alguma experiência de residência. Com base na análise dos dados, foi possível perceber o PRP como parte de uma proposta de formação hegemônica que, no Brasil, materializa-se com a Política Nacional de Formação de Professores e normativos que a complementam. Tal projeto político-pedagógico reflete as recomendações internacionais para a formação docente no Brasil, reforçando a predileção pelo treinamento e pelo caráter técnico de atuação do magistério. O resultado é a formação de um profissional competente, treinado, flexível e assumidamente comprometido com a resolução de problemas imediatos da escola, o professor socorrista.
References
tas/index.php/orgdemo/article/view/455. Acesso em: 20 jul. 2020.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14132478201
8000100280&lng=p&nrm=iso. Acesso em: 21 set. 2020.
BRASIL. Política Nacional de Formação de Professores. Brasília – DF: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74041-formacaoprofessor-final-18-10-17-pdf/file. Acesso em: 19 nov. 2019.
BRUNS, Barbara; LUQUE, Javier. PROFESSORES EXCELENTES: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2014.
CAPES. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: CAPES, 2018a. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2018.
CAPES. Portaria nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Residência Pedagógica. Rio de Janeiro: CAPES, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018Portaria_n_38Institui_RP.pdf. Acesso em: 17 set. 2020.
CRUZ, Shirleide P.; SILVA, Katia A. C. Pinheiro da. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos em Educação, ABNT, v. 27, n. 2, p. 227-247, ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 21 nov. 2019.
ELACQUA, Gregory et al. PROFISSÃO PROFESSOR NA AMÉRICA LATINA: por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo? Washington: BID, 2018.
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. Roteiro de trabalho do minicurso oferecido durante a 31ª Reunião Anual da Anped [GT15: Educação Especial]. Caxambu, MG, 19-22 out. 2008.
EVANGELISTA, Olinda (Org.). O que revelam os slogans na política educacional. Araraquara/SP: Junqueira&Marin, 2014.
FARIA, Juliana Batista; Diniz-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Revista De Educação Pública, 28(68), 333-356, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393.
Acesso em: 13 set. 2020.
FOSTER, John Bellamy. Educação e a crise estrutural do capital: o caso dos Estados Unidos. Educação, Marxismo e Emancipação Humana, v. 31 n. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n1p85. Acesso em: 26, jan.2021.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n. 85, p. 1095-1124, dezembro, 2003.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GRAMSCI, Antonio. Americanismo e fordismo. In:___ Maquiavel, a política e o Estado moderno, p. 375-413. 2ª.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008
KOSIK, Karel. O Indivíduo e a História. Lavra Palavra, 1968. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2019/08/21/o-individuo-e-a-historia/. Acesso em: 04 jul. 2020.
KUENZER. Competência como Práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 30, 2004.
MARX, Karl. O Capital (livro I). 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In:_____Obras escolhidas. Moscovo: Edições Progresso; Lisboa: Edições “Avante!”, 1982. Disponível em: https://www.marxists.org/português/marx/1845/tesfeuer.htm. Acesso em: 04 jul. 2020.
MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Formação em serviço como residência pedagógica: representações sociais do curso dos centros integrados de educação pública. Revista de Educação Pública, [S.l.], v. 21, n. 47, p. 505-523, jul., 2012. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1764. Acesso em: 21 nov. 2019.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. Perspec., São Paulo , v. 14, n. 1, p. 98-110, mar., 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9807.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
MELLO, Guiomar Namo de; REGO, Teresa Cristina. Formação de Professores na América Latina e Caribe: a busca por inovação e eficiência. In:____Maestros en América Latina: nuevas perspectivas sobre su formación y desempeño (PREAL). 2004. Disponível em: https://www.thedialogue.org/wp-content/uploads/2016/03/2004-Maestros-en-America-Latina-Nuevas-Perspectivas-sobre-su-FormacionyDesempeno
.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.
MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2012.
SHIROMA, Eneida Oto. O eufemismo da profissionalização. In:____Iluminismo às Avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SHIROMA, Eneida Oto. Política de Profissionalização, aprimoramento ou desintelectualização do professor? Rev. Intermeio, Campo Grande, MS, v. 9, n. 17, p. 64-83, 2003a.
ZEICHNER, Ken. Entendendo a emergência e o rápido crescimento dos programas de residência docente nos EUA. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 187-197, jan-abr., 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).