A PRESENÇA DO HOMOEROTISMO NA PEÇA O REI DA VELA, DE OSWALD DE ANDRADE

  • Roseli Bodnar Universidade Federal do Tocantins - UFT Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Denis Sousa Cruz Jessika Villalon Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Letícia da Silva Alves Universidade Federal do Tocantins - UFT

Résumé

Este artigo faz um estudo da representação de personagens na peça O rei da vela, de Oswald de Andrade. As personagens homoeróticas são recorrentes na história do teatro brasileiro, mas se percebe um aumento gradual de textos dramáticos e de espetáculos que têm como tema a problematização de gênero após o Modernismo teatral. O objetivo do trabalho é contribuir com a discussão contemporânea sobre a intersemiose entre os estudos literários (textos dramáticos) e os estudos de cultura (Queer theory). Com esse olhar pretende-se responder ao seguinte problema proposto: a representação de personagens homoeróticas na peça O rei da vela implica em escolhas estéticas e críticas do autor? Para o percurso teórico, propôs-se uma rápida incursão aos estudos da Queer Theory. Observou-se que, o autor ao construir a representação das personagens, tanto masculinas como femininas, faz uma rápida incursão a identidade de gênero, numa peça, absolutamente, vanguardista para a época.

 

Bibliographies de l'auteur

Roseli Bodnar, Universidade Federal do Tocantins - UFT Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
(Autora) Roseli Bodnar – Professora do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Graduação em Letras, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS.
Denis Sousa Cruz Jessika Villalon, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Teatro, Câmpus Palmas – UFT. E-mail: jessikaavillalon@gmail.com

Letícia da Silva Alves, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Teatro, Câmpus de Palmas, Universidade Federal do Tocantins - UFT. E-mail: letisalves@gmail.com

Publiée
2017-12-13