A PRESENÇA DO HOMOEROTISMO NA PEÇA O REI DA VELA, DE OSWALD DE ANDRADE
Abstract
Este artigo faz um estudo da representação de personagens na peça O rei da vela, de Oswald de Andrade. As personagens homoeróticas são recorrentes na história do teatro brasileiro, mas se percebe um aumento gradual de textos dramáticos e de espetáculos que têm como tema a problematização de gênero após o Modernismo teatral. O objetivo do trabalho é contribuir com a discussão contemporânea sobre a intersemiose entre os estudos literários (textos dramáticos) e os estudos de cultura (Queer theory). Com esse olhar pretende-se responder ao seguinte problema proposto: a representação de personagens homoeróticas na peça O rei da vela implica em escolhas estéticas e críticas do autor? Para o percurso teórico, propôs-se uma rápida incursão aos estudos da Queer Theory. Observou-se que, o autor ao construir a representação das personagens, tanto masculinas como femininas, faz uma rápida incursão a identidade de gênero, numa peça, absolutamente, vanguardista para a época.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).